jan
13
2017

CEARÁ – ALERTA: Três casos de doença que provoca urina escura são registrados no Ceará.

ABOA AA

A Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) notificou a ocorrência de três casos de “Mialgia Aguda a esclarecer” no Estado. Conhecida também por ‘doença da urina escura’, a enfermidade é caracterizada por fortes dores na região cervical, do trapézio e membros superiores além de urina com coloração escura e insuficiência renal.

Segundo a nota técnica da Sesa, os três casos no Ceará estão sendo investigados com realização de coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial. Os testes estão em fase de análise, de acordo com a Sesa.

A doença foi registrada inicialmente há um mês na Bahia, onde ocorreram 52 casos da enfermidades. Desses, foram computadas duas mortes em pacientes que tiveram a doença.

Os pacientes com suspeita da doença no Ceará apresentaram dores musculares intensas principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores além da mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho).

A nota técnica não informa em quais cidades os casos da doença foram registrados no Ceará. No entanto, a própria Sesa informa que a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza está monitorando e investigando a ocorrência.

A Sesa afirma ainda que nenhum dos pacientes apresentou febre, dor de cabeça e articulações ou exantemas.

A orientação da Sesa é de que os profissionais de saúde notifiquem e colham amostras (fezes, urina e sangue) para diagnóstico laboratorial em casos semelhantes.

Como as causas da doença ainda não são conhecidas, o tratamento recomendado é para o alívio dos sintomas, além de observar a coloração da urina. O uso de anti-inflamatórios não é recomendado, para que não haja sobrecarga renal.

Fonte: O POVO

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário