dez
20
2016

CEARÁ – Taxa de desemprego no Ceará sobe a 13,06% no terceiro trimestre de 2016

a-boa-aadesemprego

A taxa de desemprego no Ceará cresceu no terceiro trimestre de 2016 e atinge 13,06% da população economicamente ativa, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O índice é 1,6 ponto percentual a mais que no trimestre anterior, refletindo a queda no número de empregos em todo o país.

Em relação ao índice nacional, a taxa de desemprego alcançou 11,8%, 2,9 pontos percentuais acima do observado no mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, 2,8 milhões de pessoas deixaram o mercado de trabalho no período de três meses.

Análise feita pelo Ipea da taxa de desemprego por meio da comparação inter anual mostra que a crise continua afetando mais gravemente os grupos que tendem a ter desemprego mais elevado.

O setor populacional mais atingido pelo desemprego são os jovens entre 14 e 24 anos, cuja taxa de desemprego atingiu 27,7%, e os trabalhadores com ensino médio incompleto (21,4%).

Entre o 3º trimestre de 2015 e o mesmo período de 2016, o desemprego subiu 6,8 pontos percentuais entre os jovens, enquanto entre os adultos até 59 anos a queda foi de 2,9 p.p. Subiu 5,2 pontos entre aqueles com ensino médio incompleto e 1,6 p.p. entre trabalhadores com ensino superior.

Já o rendimento real médio não apresentou um desempenho tão ruim quanto a ocupação. Houve aumento de 0,9% em comparação com o trimestre anterior. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, entretanto, o rendimento real apresentou queda de 2,1% no terceiro trimestre. O rendimento médio do grupo que se encontra na faixa mais baixa de renda apresentou expressiva recuperação tanto na comparação interanual (crescimento de 17,6%), como na comparação do terceiro trimestre com o segundo (crescimento de 19,8%).

A queda da massa salarial (total de rendimentos dos trabalhadores) vinha sendo puxada pelo setor formal, porém, neste terceiro trimestre, houve uma queda entre os por conta própria de quase R$ 2 bilhões.

Fonte: G1.Ce

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário