out
5
2016

CEARÁ – Sem novidades: PT decide apoiar Roberto Cláudio no segundo turno

Se muitas novidades, o PT decidiu por apoiar o candidato Roberto Claudio(PDT) nas eleições de Fortaleza.

a-boaaaa

Derrotado no primeiro turno em Fortaleza, o PT decidiu apoiar, no segundo, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT). O apoio foi decidido pelo ex-presidente Lula e pelo presidente do PT, Rui Falcão, como parte da estratégia de criar uma frente eleitoral de partidos de esquerda no segundo turno no Brasil, após a derrota avassaladora do partido na eleição do último domingo. Se conseguir arrastar os eleitores de Luizianne Lins no primeiro turno, a aliança será um grande trunfo para Roberto Cláudio. Luizianne ficou em terceiro lugar no último domingo, com expressivos 15,06% dos votos (mais de 193 mil eleitores).

“A tendência natural, por conta da aliança nacional, é apoiar o PDT”, afirmou o deputado federal José Guimarães (PT), vice­ presidente nacional da legenda. De acordo com o parlamentar, Lula o ligou, ontem, pedindo para “agilizar” o acordo na capital cearense. O apoio dos petistas a Roberto Cláudio será oficializada, hoje, em reunião do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores. “É o melhor para o PT. Não podemos apoiar a chapa apoiada pelos dois maiores golpistas no Ceará”, disse Guimarães, ex-líder do governo Dilma Rousseff na Câmara. Ele se referia aos senadores Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, e Tasso Jereissati (PSDB). Ambos votaram pelo impeachment de Dilma e apoiam o Capitão Wagner (PR), segundo colocado do primeiro turno com 31,15% dos votos, contra 40,81% de Roberto Cláudio.

Além de ser parte da estratégia da frente eleitoral de esquerda, o apoio do PT ao PDT no Ceará foi articulada como uma forma de “gratidão” do partido aos ex-ministros Cid e Ciro Gomes, do PDT, principais apoiadores do prefeito Roberto Cláudio. Ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), os irmãos Ferreira Gomes atuaram para tentar barrar o impeachment de Dilma quando o processo tramitava na Câmara e no Senado.

Luizianne

O apoio do PT ao PDT em Fortaleza vai isolar Luizianne Lins, que ficou em terceiro lugar na disputa pelo comando da cidade. Adversária de Cid, ela é contra a aliança. Os dois foram aliados até 2012, quando romperam. Cid e Ciro Gomes tentavam conseguir o apoio do PT em Fortaleza desde antes do início da campanha. O partido de Lula, porém, não pôde apoiar, pois Luizianne lançou candidatura própria para a prefeitura. A petista, porém, não contou com apoio do governador do Ceará, Camilo Santana. Mesmo sendo do PT, o gestor apoiou, informalmente, Roberto Cláudio no primeiro turno, retribuindo o apoio que recebeu dos irmãos Gomes na eleição de 2014.

Fonte: O Estado.Ce

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31