14
2016
CEARÁ – Começou o “desmonte” nas Prefeituras do Ceará. Veja como barrar isso.
Muitas reclamações contra algumas prefeituras da Região Norte, principalmente aquelas onde os prefeitos e ou, os candidatos do prefeito perderam as eleições.
No pacote de reclamações, consta de tudo, desde máquinas e carros pipas sumidos, até falta de pagamento de funcionários. Em algumas delas, começou a demissão de funcionários.
Com a falta de fiscalização por parte do TCM e da Justiça, muitos computadores que eram usados em Secretarias Municipais tiveram suas CPUs danificadas e em alguns caso destruídas, numa espécie de “queima de arquivo”.
Há informações, que em cidades próximas á Sobral, do sumiço até de tratores conseguidos nos programas sociais do Governo de Lula e Dilma.
Se o Ministério Público e a Justiça não intervir, mesmo com a orientação do TCM, a esculhambação vai ser maior do que a gente imagina.
Olho Vivo População!!!
Preocupado com isso, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) lançou, nesta quinta-feira (06), cinco vídeos educativos para alertar sobre a desorganização financeira e a dilapidação patrimonial em prefeituras e câmaras neste período de transição de governo, o chamado “desmonte”. O material está disponível em canais institucionais, como site (www.tcm.ce.gov.br) e página no Facebook (facebook.com/tcmceara), e busca apresentar o assunto à população com o intuito de mobilizá-la a comunicar casos ao Tribunal e ao Ministério Público.
O presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, esclarece que o órgão possui informações municipais, em seu banco de dados, que auxiliam na identificação de irregularidades, mas que o engajamento da sociedade contra esse problema pode otimizar a fiscalização. “A parceria do cidadão fortalece a atividade do Tribunal. Na medida em que ele tem a consciência de que faz parte de um contexto onde detém direitos e obrigações, o controle social ganha consistência e contribui significativamente para a eficiência das instituições oficiais de controle”, analisa o dirigente.
Veja aqui alguns vídeos produzidos pelo TCM.
Fonte: Sobral Agora/TCM