8
2016
SOBRAL – Desfile do 7 de setembro foi marcado por protestos em Sobral.
Com concentração no Boulevard de Nossa Senhora de Fátima, às 7h30, o Desfile de 7 de Setembro, em Sobral, no Norte do Estado, apresentou, não apenas o poder dos grupamentos civis e militares da cidade, mas a representação escolar da rede pública. De acordo com a organização, cinquenta órgãos e instituições participaram da marcha, reunindo algo em torno de 4 mil pessoas, entre escolas, secretarias municipais, policiais civis e militares, e outros agentes de segurança, além do grupamento do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, último grupo a desfilar, encerrando as atividades.
Manifestação
Ao final do desfile da Independência, manifestantes iniciaram uma caminhada no Boulevard do Arco, seguindo o mesmo percurso da Parada, portando faixas e cartazes e gritando palavras de ordem. A manifestação, marcada pela participação de jovens e representantes de movimentos sociais, como o Levante Popular, Centrais Sindicais, líderes comunitários, representações de classe, partidários do PT, sindicalistas e outros ativistas, segue a mesma agenda de outros protestos que têm tomado as ruas de muitas capitais brasileiras contra a atual administração do presidente Michel Temer (PMDB).
Bloqueio
Houve tensão num trecho da caminhada, a cerca de 200 metros do palanque onde estavam as autoridades, quando os manifestantes foram barrados por um pelotão da Polícia Militar que bloqueou a via com uma viatura e motos. Os ânimos se acirraram por alguns minutos, e houve bate boca. O público que prestigiou a parada, se misturou ao protesto enquanto era negociada a permanência ou dispersão do grupo. Após alguns minutos, os policiais liberaram a via, deixando que a manifestação seguisse até a Praça São João, onde ainda havia concentração de pessoas.
Para o estudante Leandro Domingos Neto, um dos ativistas do movimento, “esse é o momento para protestar, para ir à ruas e mostrar que o povo tem força. Nosso objetivo é mobilizar a população de Sobral, principalmente os jovens numa grande unidade popular para que a política no Brasil tome um outro rumo. Para nós, a comemoração de hoje tem outro significado, outra importância política, que deve ser levada em conta”, reforçou.
Com Informações de Marcelino Jr.