8
2016
SOBRAL – Segurança pública. Número de PMs assassinados no Ceará cresce 133%
O soldado da Polícia Militar Antônio Anderson do Nascimento, 25, foi morto na noite desta sexta-feira, 6, em troca de tiros quando atendia ocorrência próxima a um bar, no bairro Sinhá Saboia, no município de Sobral, Zona Norte do Estado. O assassinato do soldado fez subir para sete o número de policiais militares assassinados no Estado somente este ano. No mesmo período do ano passado, três PM foram mortos. O aumento em relação a 2015 é de 133%.
Subtenente do 3o Batalhão da PM de Sobral, que se identificou apenas como Adeodato, informou que o soldado foi atender a uma ocorrência de assalto no bar Metro, no bairro Sinhá Saboia, em Sobral. Por volta das 23h50min da sexta-feira, ele travou tiroteio com criminosos e acabou atingido. Um dos suspeitos, identificado como Luiz Carlos Sousa Sampaio, também foi morto na ação.
Antônio Anderson havia sido aprovado no Concurso Público da Polícia Militar em 2011 e foi convocado em maio de 2014. Ainda segundo Adeodato, o soldado é filho de um subtenente da PM, identificado apenas como A. Barbosa.
Associação
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará (ACSMCE), Eliziano Queiroz, lamenta a morte do soldado e vê com muita preocupação a situação a que os policias militares são submetidos no Estado. “Sabemos do esforço do governador (Camilo Santana), mas a violência continua crescendo e atingindo aos agentes de segurança. É uma situação insustentável”, classifica.
Eliziano Queiroz afirma que a associação têm feito cobrança insistentemente ao governador, para tentar diminuir os índices de violência. “É preciso um esforço em conjunto, junto da SSPDS e do sistema prisional”, sugere.
PMs mortos em 2016:
7 de janeiro – soldado Hudson Danilo Lima de Sousa, 25, em Jaguaretama
19 de janeiro – subtenente Benedito Gomes de Assunção, 53, em Juazeiro do Norte
26 de janeiro – sargento José Eudes da Silva Monte, 46, no Conjunto Ceará
12 de fevereiro – soldado do BPRaio, Augusto Herbert Rabelo Félix, 27, no Pici
20 de fevereiro – subtenente Carlos Herbênio Almeida Bezerra, 38, em Jaguaretama
18 de abril – subtenente Francisco Wellington da Silva, 45, em Pacajus.
6 de maio – soldado Antônio Anderson do Nascimento, 25, em Sobral.
Fonte: O POVO.