maio
16
2016

SOBRAL – A prefeitura de Sobral não resolve a desorganização do Sistema de Mototáxis. Veja porque…

A Câmara Municipal está sendo pressionada por “motoqueiros” para agilização de mais vaga de Mototáxis. Atualmente o sistema de Mototaxistas tem 727 vagas. Nas sessões ordinárias é comum encontrar grupos de Motoqueiros reivindicando aos Vereadores que façam solicitação ao poder executivo por mais vagas.

O problema é a desorganização do Sistema. Para se ter uma ideia, dos 727 existentes, apenas 250 já receberam as “batas novas”. Dizem que o restante será entregue quando “agosto ou setembro chegar”, por sinal, em plena campanha eleitoral. Apesar dos Mototaxistas pagarem, as batas só botem ser confeccionadas por uma empresa contratada pela Prefeitura de Sobral e somente o Paço Municipal poderá entregá-las à esses profissionais.

a boa aaamoto

Pirataria

Para tratar de medidas que garantam a segurança dos mototaxistas e passageiros, a Prefeitura de Sobral promoveu na sexta-feira(6), uma reunião com a categoria e forças de segurança do Município, como o Ronda do Quarteirão e RAIO, no auditório do Centro de Convenções. Entre as propostas apresentadas, será intensificada a campanha ‘Mototáxi pirata, não se deixe levar’, que até agora já fez 51 notificações e 23 apreensões de motos irregulares.

Não resolve…

Mesmo com mais de 700 Mototaxistas oficiais, os bairros continuam desprovidos desse serviço. Os moradores aguardam horas e horas por um mototáxis. Eles se concentram todos no centro da cidade e só trazem os moradores dos bairros nos seus retorno ao centro. Isso abre uma “brecha” para o Mototáxis não oficial. Os tidos como clandestinos,  ficam em seus pontos de apoio nos bairros, vão ao centro e retornam para o seu lugar de origem e os moradores já sabem onde poderá encontrá-los. Era isso que deveria fazer a Prefeitura, organizar o sistema por áreas. Cada bairro teria um ponto de apoio oficial, que serviria de ponto de partida. Os Mototaxistas estaria autorizados a vir deixar o morador no bairro, mas não levaria ninguém dessa área, que automaticamente procuraria os que servem aquela comunidade.

Essa experiência valorosa e feita de forma organizada, acontece numa cidade paraibana, chamada Cajazeiras, com pouco mais de 70 mil habitantes e que tem mais de 500 mototaxistas, cobrando R$ 4,00 por passageiro. No ponto de apoio, eles tem uma infraestrutura(Posto com cobertura), com bancos e até telefone público para as pessoas pedirem o serviço. Já disse isso ao Feijão, presidente do Sindicato dos Mototaxistas para conhecer essa experiência, acho que vale a pena.

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos