nov
8
2015

SOBRAL – Por Leônidas Cristino: “O centenário de um exemplo de virtudes”..

Deputado Federal Leônidas Cristino(PROS) fala sobre a importância dos 100 anos da Diocese de Sobral.

aboa aleonidas

O Centenário de instalação da Diocese de Sobral pelo Papa Bento XV e pelo bispo Dom José Tupinambá da Frota, comemorado no dia 10 de novembro de 2015, é uma efeméride da maior relevância na história do município e do Ceará. Cem anos de um trabalho de orientação espiritual da comunidade católica na cidade e região Norte cearense constitui um marco na evolução do nosso povo.

A trajetória da Igreja ao longo destes anos configura, também, a história de Sobral, pois sua influência está presente nos grandes avanços e conquistas do município e da nossa sociedade. Existe valor humano mais importante do que a formação do caráter e da moral? Existe pedagogia mais eficiente do que a do exemplo?

Entre os bens proporcionados aos sobralenses pelo exemplo e trabalho dos grandes homens que lideraram esta Diocese centenária – desde Dom José Tupinambá da Frota e os continuadores da obra, até os dias atuais -, cabe destacar a educação. A educação formal, a educação para o trabalho, mas também a sua expressão mais alta entre todos os graus do saber, o conhecimento da espiritualidade.

A consciência de que existe uma dimensão maior no nosso finito viver, a perfeição divina, e que o reino de Deus também está em nós, dá outro sentido à vida. Edificar um templo, transmitir às gerações a mensagem do Evangelho e a palavra de Jesus tem sido a missão desempenhada pela Diocese de Sobral ao longo do tempo.

Quero saudar todos os participantes na construção desta obra, o bispo dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, cada sacerdote, freira, pároco, integrante de Pastoral, leigos dedicados ao serviço religioso. Parabéns a esta comunidade operosa pelo trabalho realizado.

A Diocese é o grande templo com muitos oratórios no coração dos fiéis, no seio das famílias, no ambiente de trabalho, nas escolas, inspiração para lutar e vencer as adversidades da vida. A fé constitui uma bússola que sempre aponta na direção do bem. A verdadeira fé se traduz em movimento e ação. É o gesto de praticar o bem, abraçar o irmão, o poder de avivar na fé o espírito da solidariedade humana.

Esta data de 10 de novembro é motivo de festa, de alegria e regozijo. Merece ser comemorada para ficar gravada nos corações, presentes no pensamento e nas orações. Num momento da história do nosso país em que tanto se ouve falar de crise, é reconfortante quando temos a certeza que estão presentes entre nós os valores perenes da natureza e da expressão mais alta da existência humana.

Leônidas Cristino

Deputado Federal

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30