nov
5
2015

SOBRAL – Eleições da OAB-CE está pegando fogo em Sobral. A disputa está nos Facebook.

A disputa eleitora na OAB-CEARÁ está pegando fogo. Sem tomar partido, mas veja o que escreveu o advogado Lintor Torquato em seu Facebook.

a boa alintor

“Tem gente que não se toca e pensa que a classe de advogados é analfabeta. Pois não é que o presidente da OAB de Sobral se pousa de vítima”. Vou explicar.

Em seu face (vejam abaixo) o presidente informa que a “única chapa impugnada” no interior do Estado foi a do candidato Rafael Ponte.

Aprendemos na advocacia que dizer a palavra “mentiroso” não soa bem, então dizemos que falta com a verdade.

Pois falta com a verdade o presidente da OAB Sobral. Não houve impugnações da chapa encabeçada pelo doutor Rafael Ponte e sim, conforme determina o provimento do Conselho Federal da OAB e do Edital que trata das eleições no Ceará, houve a impugnação de 2 nomes que fazem parte da chapa encabeçada pelo mesmo.

E vocês sabem o motivo? Claro que ele não disse, não é mesmo?

Pois bem. O motivo é que dois dos membros da chapa ocupam cargos ou funções de confiança, de livre nomeação e exoneração e, pelo provimento 146/2011, podem ser impugnados, senão vejamos:

Art. 5º São inelegíveis para qualquer cargo na Ordem dos Advogados do Brasil:
III – os que exercem cargos ou funções em comissão, de livre nomeação e exoneração pelos poderes públicos, ainda que compatíveis com o exercício da advocacia;

O que fazer então? Ora bolas, substitui e fim de papo.

O que causa revolta maior é que o presidente só pode pensar que os advogados são burros ou que não possuem capacidade de discernir qual o significado de fazer cumprir a lei ou não.

Claro que eleições se ganham nas urnas. Mas em um regime democrático as eleições devem ser ganhas nas urnas, dentro da legalidade, dos cumprimentos das normas e não no grito ou agindo contra a lei.

Cada vez mais eu me convenço de que estou a fazer a escolha certa. Cada vez mais sei que essa alternância de poder é necessária. Cada vez mais penso que manter os destinos da OAB por mais 3 anos em um mesmo escritório não só fere a democracia, mas fere a moral, fere o respeito aos colegas. Isso sim é o apego ao poder pelo poder. Isso sim é fadar a nossa Ordem a ter o destino absurdo de se buscar o Poder a qualquer custo, mesmo que tenha que faltar com a verdade.

Isso, para mim, soa a prepotência e faz pensar que os advogados podem ser enganados.

Não, não. Isso eu não aceito. Isso não me representa.

Por uma OAB pra todos, Voto Paulo Filho para presidente e Ezio Azevedo para vice da subsecção Sobral.

Foto de Lintor José Linhares Torquato.
Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30