5
2015
SOBRAL – Eleições da OAB-CE está pegando fogo em Sobral. A disputa está nos Facebook.
A disputa eleitora na OAB-CEARÁ está pegando fogo. Sem tomar partido, mas veja o que escreveu o advogado Lintor Torquato em seu Facebook.
“Tem gente que não se toca e pensa que a classe de advogados é analfabeta. Pois não é que o presidente da OAB de Sobral se pousa de vítima”. Vou explicar.
Em seu face (vejam abaixo) o presidente informa que a “única chapa impugnada” no interior do Estado foi a do candidato Rafael Ponte.
Aprendemos na advocacia que dizer a palavra “mentiroso” não soa bem, então dizemos que falta com a verdade.
Pois falta com a verdade o presidente da OAB Sobral. Não houve impugnações da chapa encabeçada pelo doutor Rafael Ponte e sim, conforme determina o provimento do Conselho Federal da OAB e do Edital que trata das eleições no Ceará, houve a impugnação de 2 nomes que fazem parte da chapa encabeçada pelo mesmo.
E vocês sabem o motivo? Claro que ele não disse, não é mesmo?
Pois bem. O motivo é que dois dos membros da chapa ocupam cargos ou funções de confiança, de livre nomeação e exoneração e, pelo provimento 146/2011, podem ser impugnados, senão vejamos:
Art. 5º São inelegíveis para qualquer cargo na Ordem dos Advogados do Brasil:
III – os que exercem cargos ou funções em comissão, de livre nomeação e exoneração pelos poderes públicos, ainda que compatíveis com o exercício da advocacia;
O que fazer então? Ora bolas, substitui e fim de papo.
O que causa revolta maior é que o presidente só pode pensar que os advogados são burros ou que não possuem capacidade de discernir qual o significado de fazer cumprir a lei ou não.
Claro que eleições se ganham nas urnas. Mas em um regime democrático as eleições devem ser ganhas nas urnas, dentro da legalidade, dos cumprimentos das normas e não no grito ou agindo contra a lei.
Cada vez mais eu me convenço de que estou a fazer a escolha certa. Cada vez mais sei que essa alternância de poder é necessária. Cada vez mais penso que manter os destinos da OAB por mais 3 anos em um mesmo escritório não só fere a democracia, mas fere a moral, fere o respeito aos colegas. Isso sim é o apego ao poder pelo poder. Isso sim é fadar a nossa Ordem a ter o destino absurdo de se buscar o Poder a qualquer custo, mesmo que tenha que faltar com a verdade.
Isso, para mim, soa a prepotência e faz pensar que os advogados podem ser enganados.
Não, não. Isso eu não aceito. Isso não me representa.
Por uma OAB pra todos, Voto Paulo Filho para presidente e Ezio Azevedo para vice da subsecção Sobral.