set
20
2015

BRASIL – OPINIÃO: Revoltados online e o discurso do ódio…

Em artigo enviado ao Blog, o cientista político Pedro Barbosa afirma que ódio não irá resolver os problemas políticos do país. Confira:

A BO ABESTADOS

“Vai lá Cunha, continua do lado do povo”!

Esse é um trecho de publicação da página do movimento Revoltados Online, a respeito do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tocar para frente o processo de Impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Agora eu me pergunto: Continua do lado do povo? Como assim “continua”? Eduardo Cunha… do lado do povo?

Essa página publica abertamente opiniões como essa e tem quase um milhão de curtidas. Nunca vi um momento de tanta ebulição política e, ao mesmo tempo, com um nível de discussão tão fraco e perigoso.

Hoje temos abundância de informações para basearmos nossas opiniões e, apesar disso, o que se vê são discursos cada vez mais pobres, de um lado e de outro.

Os petistas defendem a Dilma e o PT. Criticam o ajuste do Levy e esquecem quem chamou o Levy pra festa.

Quando se fala nos escândalos de corrupção, várias são as respostas:

– Lula/Dilma não sabiam de nada (alguns fingem e outros realmente acreditam nisso);

– não é culpa direta deles, é coisa de outros partidos, o erro foi colocá-los lá;

– como tivemos muitos avanços conquistados, ainda assim o balanço é positivo, os fins justificam os meios;

– Sempre houve corrupção, só agora estamos investigando;

– E o mensalão mineiro, e o trensalão de SP, porque só falam do PT?

Já está todo mundo p da vida com a situação atual, quem é que não vai ficar ainda mais, ouvindo essas coisas?

Os antipetistas, por sua vez, creditam tudo que acontece de ruim no mundo ao PT e à Dilma, de forma simplista e tantas e tantas vezes sem o menor sentido. Pior, saem do debate político, de ideias e fatos, e disseminam um discurso de ódio.

Acham o máximo quando o Bolsonaro dispara suas asneiras. Colam adesivo da Dilma de perna aberta na bomba de gasolina do carro. Acham graça, curtem e compartilham quando alguém (como um ex-candidato a deputado ou tantos outros que comentam pelas redes sociais) diz ou sugere que matem a Presidente da República e não enxergam nada de mais nisso. Esquecem que se fosse nos EUA, esses cidadãos estariam presos num curtíssimo espaço de tempo e louvariam esse fato. Se fossem presos no Brasil, seriam tidos como mártires e Dilma seria a nova Fidel ou Chavez, perseguindo adversários políticos. O PT é o diabo, e quem é o santo? Bolsonaro, Cunha, Gilmar Mendes, Revoltados Online, Militares?

Tá bom de ódio galera, já deu!

Se esse nível de discurso político continuar a crescer e ganhar espaço, não é um impeachment que resolverá nossos problemas, nem um nova eleição, nem uma ditadura, nem a Margaret Tatcher, nem o PSTU. O Brasil vai precisar é de novos cidadãos.

(Via Blog do Eliomar de Lima)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2015
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930