20
2015
BRASIL – OPINIÃO: Revoltados online e o discurso do ódio…
Em artigo enviado ao Blog, o cientista político Pedro Barbosa afirma que ódio não irá resolver os problemas políticos do país. Confira:
“Vai lá Cunha, continua do lado do povo”!
Esse é um trecho de publicação da página do movimento Revoltados Online, a respeito do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tocar para frente o processo de Impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Agora eu me pergunto: Continua do lado do povo? Como assim “continua”? Eduardo Cunha… do lado do povo?
Essa página publica abertamente opiniões como essa e tem quase um milhão de curtidas. Nunca vi um momento de tanta ebulição política e, ao mesmo tempo, com um nível de discussão tão fraco e perigoso.
Hoje temos abundância de informações para basearmos nossas opiniões e, apesar disso, o que se vê são discursos cada vez mais pobres, de um lado e de outro.
Os petistas defendem a Dilma e o PT. Criticam o ajuste do Levy e esquecem quem chamou o Levy pra festa.
Quando se fala nos escândalos de corrupção, várias são as respostas:
– Lula/Dilma não sabiam de nada (alguns fingem e outros realmente acreditam nisso);
– não é culpa direta deles, é coisa de outros partidos, o erro foi colocá-los lá;
– como tivemos muitos avanços conquistados, ainda assim o balanço é positivo, os fins justificam os meios;
– Sempre houve corrupção, só agora estamos investigando;
– E o mensalão mineiro, e o trensalão de SP, porque só falam do PT?
Já está todo mundo p da vida com a situação atual, quem é que não vai ficar ainda mais, ouvindo essas coisas?
Os antipetistas, por sua vez, creditam tudo que acontece de ruim no mundo ao PT e à Dilma, de forma simplista e tantas e tantas vezes sem o menor sentido. Pior, saem do debate político, de ideias e fatos, e disseminam um discurso de ódio.
Acham o máximo quando o Bolsonaro dispara suas asneiras. Colam adesivo da Dilma de perna aberta na bomba de gasolina do carro. Acham graça, curtem e compartilham quando alguém (como um ex-candidato a deputado ou tantos outros que comentam pelas redes sociais) diz ou sugere que matem a Presidente da República e não enxergam nada de mais nisso. Esquecem que se fosse nos EUA, esses cidadãos estariam presos num curtíssimo espaço de tempo e louvariam esse fato. Se fossem presos no Brasil, seriam tidos como mártires e Dilma seria a nova Fidel ou Chavez, perseguindo adversários políticos. O PT é o diabo, e quem é o santo? Bolsonaro, Cunha, Gilmar Mendes, Revoltados Online, Militares?
Tá bom de ódio galera, já deu!
Se esse nível de discurso político continuar a crescer e ganhar espaço, não é um impeachment que resolverá nossos problemas, nem um nova eleição, nem uma ditadura, nem a Margaret Tatcher, nem o PSTU. O Brasil vai precisar é de novos cidadãos.
(Via Blog do Eliomar de Lima)