7
2015
SOBRAL – SECULT| Confira a festa de lançamento do livro “História do Corpo de Bambeiros Militares do Ceará”.
Na última quinta feira(5) aconteceu na Casa da Cultura de Sobral o lançamento regional do livro “História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”, com a presença do autor José Luciano Viana do Nascimento. A Secretária de Cultura Eliane Ribeiro fez a apresentação do autor para os presentes ao evento. O Vereador Chico Jóia(PP) esteve presente representando o poder legislativo.
o livro “História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – Dos seus primórdios aos dias atuais”, de autoria do Subtenente Bombeiro Militar José Luciano Viana do Nascimento, abordando a trajetória da secular corporação em nosso Estado. A obra foi lançada, no mês de dezembro de 2014, em Fortaleza.
Abordando fatos históricos ocorridos no período de 1840 a 2013, o autor relata que “no Brasil, o primeiro Corpo de Bombeiros foi organizado no Rio de Janeiro, em 1856, passando a ter organização militar somente em 1880”, portanto, há 135 anos.
Ao longo de seus 90 anos de existência no Ceará, quando foi criado o Pelotão de Bombeiros de Fortaleza a 8 de agosto de 1925, a instituição foi testemunha e combatente de inúmeras tragédias acontecidas no estado.
SOBRAL…
Na cidade de Sobral, a unidade de bombeiro militar foi fundada em 4 de abril de 1973 tendo iniciado suas atividades somente alguns dias depois da chegada do efetivo na cidade, composto de 12 homens transferidos de Fortaleza. Hoje o Município sedia a 1ª Seção de Bombeiros do 3º Grupamento de Bombeiros, responsável pela prevenção de incêndios, pânicos e outros sinistros na Região Norte e Sertão dos Inhamuns.
O FILME…
No final da apresentação do Livro, foi exibido um filme sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Militar no Ceará, muito bem produzido, e que ao comprar o Livro você recebe de presente o filme. O Livro custa R$ 40,00 e está a disposição para venda no Corpo de Bombeiros de Sobral, que fica na Avenida Dr. Guarany, próximo ao Fórum Eleitoral.
Fonte: Sobral Agora.
Fotos: Bené Fernandes.