nov
11
2014

BRASIL – Atenção| Ministério da Saúde convoca as jovens entre 11 a 13 anos para a 2ª dose da vacina contra o HPV.

Atenção você que tem entre 11 e 13 anos de idade e que tomou a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) há seis meses.

A BOA  ANTI

É preciso ir a uma unidade de saúde em sua cidade para receber a segunda dose. O baixo percentual de adesão da segunda etapa preocupam Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais.

A ideia é identificar essas meninas e motivá-las a prosseguir com a imunização. A meta é atingir mais de 80% da população feminina nessa faixa etária. No Ceará, apenas 51,21% das 242,8 mil garotas entre 11 e 13 anos tomaram a segunda dose. O Estado é o segundo do Nordeste no índice de adesão, perdendo para Alagoas, 55%, e o sétimo do Brasil. Atingiram melhores índices os estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora de Imunização do Ceará, Ana Vilma Leite Braga, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) irá enviar aos 184 municípios cearenses um documento informando o percentual de cada um e requisitando um plano estratégico para identificar e buscar as meninas que ainda não completaram a segunda fase da vacinação. “Uma das ideias é reafirmar a parceria com as secretarias de educação para visitação as escolas públicas”, afirma ela.

Média

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) adianta que mesmo com o índice de 39,42%, a Capital mantém uma boa média mensal de adesão à segunda dose com 11 mil meninas imunizadas por mês. “Começamos a segunda etapa em setembro e considero que a gente está indo numa boa média. Já são 23,6 mil meninas de um total de 60 mil que estão na faixa etária indicada”, avalia a assessora técnica de vacinação da SMS, Renata Dias.

Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. “Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 anos também deverão receber a segunda dose. Aquelas que ainda vão iniciar o esquema deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias”, orienta.

Ela ainda informa que o órgão mantém a parceria com as escolas e as equipes de saúde tem visitado as unidades. “Além disso, a vacina contra o HPV é permanente e virou rotina no nosso calendário. Todos os 93 postos de saúde estão aptos a vacinar”, avisa. Renata também destaca a importância da vacinação para quem ainda vai iniciar as três etapas da imunização contra o HPV. “A partir de 1º de janeiro de 2015, apenas quem tem entre nove e 11 anos poderá tomar a primeira dose. Por isso, é importante quem está atingindo essa idade ou vai completar 12 que também procure uma unidade de saúde mais próxima de casa”, aconselha.

A vacina contra o HPV previne a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, contraído por relações sexuais, contato direto com peles ou mucosas infectadas e no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege, em até 98,8%, contra quatro subtipos do HPV.

Leda Gonçalves
Repórter/Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos