out
18
2014

CEARÁ – 24 horas| Hoje começa o HORÁRIO DE VERÃO. Veja como fica a sua vida…

a boa a hora

O Ceará, assim como os demais estados do Nordeste e do Norte, não adere à 39ª edição do Horário Brasileiro de Verão, que entra em vigor à zero hora de amanhã. Os moradores dos 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. Esta temporada terá 126 dias de vigência, sete a mais que no ano passado – para o fim não coincidir com o Carnaval – e segue até 22 de fevereiro de 2015. No Ceará, mesmo sem precisar alterar a hora no relógio, é preciso estar atento às mudanças na rotina de alguns serviços.

As agências bancarias não alteram seus horários de funcionamento, permanecendo abertas de 10h às 16 horas. Contudo, as transações bancárias eletrônicas terminam uma hora mais cedo. O mesmo acontece com as agências dos Correios, que têm os horários inalterados, mas quem deseja enviar Sedex ou um serviço por via aérea, para que a correspondência chegue ao destino no mesmo dia, deverá fazer o envio até as 15 horas.

Por meio da assessoria, a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que os bilhetes aéreos têm registrados os horários locais, nos estados onde não há adesão ao horário de verão. “A recomendação é que os passageiros que ainda tiverem dúvidas entrem em contato com as companhias aéreas ou procurem o site do Infraero ou os guichês de informação no aeroporto”, informa a assessoria.

Para aqueles que farão concursos públicos federais, é preciso seguir o horário de Brasília, que tem a rotina alterada pelo horário de verão. Os inscritos no Enem no Ceará também devem estar atentos: o exame começa uma hora mais cedo que o horário impresso no cartão.

As emissoras de TV e rádio que são filiadas a redes nacionais também têm as grades de programação modificadas. 

Economia

O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que os estados que aderem ao horário de verão terão reunidos uma economia de R$ 278 milhões – uma economia menor que a feita em 2013, de R$ 405 milhões. A baixa, segundo o secretário de Energia Elétrica do MME, Ildo Grüdtner, declarou em entrevista coletiva, deve-se ao maior uso de energia térmica, uma vez que as reservas hídricas passam por situação crítica.

O secretário explica que as regiões Norte e Nordeste não aderem ao horário diferenciado porque a economia não seria significativa. “O ganho é muito pequeno. À medida que afasta da linha do Equador, a duração do dia aumenta, (no período) entre o inverno e o verão”, comentou.

 Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos