20
2014
CEARÁ – Domingos Filho renuncia ao cargo de vice-governador e toma posse no TCM.
O agora ex-vice governador do Ceará, Domingos Filho, surpreendeu a todos ao oficializar o pedido de renúncia do cargo nesta terça-feira (19). No final da tarde, ele assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), vaga para qual teve a indicação aprovada pela Assembleia Legislativa no último dia 12 de agosto.
Pressa
Por telefone, Domingos Filho revelou que a posse no TCM foi apenas “informal” e que a“posse solene” será marcada pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Aguiar.
Otimista
Domingos Filho ainda falou sobre as expectativas para o trabalho no TCM. O novo conselheiro disse que está otimista e que pretende desempenhar a função aproveitando sua formação em direito e sua atuação na administração público. Diferenciais que, segundo Domingos Filho, o habilitam a desempenhar um bom trabalho no cargo de conselheiro.
Linha de Sucessão
Com a renúncia de Domingos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (Pros), passa a ser o primeiro na linha de sucessão de Cid Gomes e deve substituir o governador em caso de ausência ou licença do cargo. Em seguida, a atribuição deve recair sobre o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Luís Gerardo Brígido.
Arranjo político
A indicação de Domingos para o TCM fazia parte do arranjo político feito pelo governador Cid Gomes para acomodar os correligionários que disputavam a indicação de candidato ao Governo do Estado.
Fonte: Politica com k