ago
6
2014

BRASIL – Senadora adverte para risco à segurança de urnas eletrônicas.

a boa cuva

A senadora Ana Amélia (PP-RS) divulgou nesta terça-feira (5), em Plenário, advertência feita pelo coordenador do movimento Basta de Corrupção, Ricardo Garcia, sobre problemas no compartilhamento de informações cadastrais e biométricos feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral e a possibilidade de violação do sigilo do voto.

Segundo ele, existem riscos para a manipulação eletrônica, fragilidade e falta de transparência dos programas das urnas e falhas de segurança.

– A transparência e a segurança sobre o funcionamento das urnas eletrônicas devem ser tão importantes quanto a presença de candidatos ficha limpa e a realização de debates éticos, propositivos e respeitosos – afirmou Ana Amélia.

A senadora se referiu também a matéria publicada no jornal Valor Econômico que, ao citar conclusões do Ministério Público Federal de São Paulo, trata desses riscos e alerta para a integridade dos resultados das eleições.

Para a senadora, a questão é grave, pois trata da vulnerabilidade das urnas eletrônicas.

– Ajustes e correções no processo eleitoral brasileiro não podem ser comprometidos por possíveis falhas ou fragilidades nas urnas e no sistema. É necessário transparência para por fim às dúvidas. Quanto maior forem as colaborações e o interesse da sociedade sobre o processo eleitoral, maiores também serão as chances de modernização dos procedimentos com total atenção e vigilância e acompanhamento do processo eleitoral.

(Agência Senado)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos