6
2014
BRASIL – Senadora adverte para risco à segurança de urnas eletrônicas.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) divulgou nesta terça-feira (5), em Plenário, advertência feita pelo coordenador do movimento Basta de Corrupção, Ricardo Garcia, sobre problemas no compartilhamento de informações cadastrais e biométricos feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral e a possibilidade de violação do sigilo do voto.
Segundo ele, existem riscos para a manipulação eletrônica, fragilidade e falta de transparência dos programas das urnas e falhas de segurança.
– A transparência e a segurança sobre o funcionamento das urnas eletrônicas devem ser tão importantes quanto a presença de candidatos ficha limpa e a realização de debates éticos, propositivos e respeitosos – afirmou Ana Amélia.
A senadora se referiu também a matéria publicada no jornal Valor Econômico que, ao citar conclusões do Ministério Público Federal de São Paulo, trata desses riscos e alerta para a integridade dos resultados das eleições.
Para a senadora, a questão é grave, pois trata da vulnerabilidade das urnas eletrônicas.
– Ajustes e correções no processo eleitoral brasileiro não podem ser comprometidos por possíveis falhas ou fragilidades nas urnas e no sistema. É necessário transparência para por fim às dúvidas. Quanto maior forem as colaborações e o interesse da sociedade sobre o processo eleitoral, maiores também serão as chances de modernização dos procedimentos com total atenção e vigilância e acompanhamento do processo eleitoral.
(Agência Senado)