ago
23
2014

BRASIL – Politicando| As pitadas do Ilimar Franco…

Por Ilimar Franco – Colunista do O Globo.

A queda de Aécio

a boa aécio

O tucano Aécio Neves foi atingido em cheio pela entrada de Marina Silva (PSB) na eleição presidencial. Ela tirou a liderança de Aécio em Minas e assumiu a dianteira em São Paulo. Esses colégios eleitorais são vitais na estratégia de crescimento tucana. Agora, Marina também lidera no Rio, tendo atraído para si o elevado número de indecisos. A presidente Dilma também perde, mas menos.

É para valer ou é balão de ensaio?

Pesquisas telefônicas feitas por várias campanhas registram essa reviravolta nos estados. Entre os tucanos paulistas, o abatimento é geral. Por lá, há quem diga que o quadro está consolidado e citam os 27% (Datafolha) que Marina tinha no primeiro semestre. Mas em institutos de pesquisa ainda se crê que Aécio pode se recuperar. “A Marina ainda é uma idealização. Não é candidata de carne e osso”, resume um cientista político. Este, citando pesquisas de consistência, diz que o índice de Marina é de apenas 50%, contra 70% de Aécio e Dilma. E lembra a excitação, em 1989, com a entrada em cena de Silvio Santos, que aspirou metade das intenções de voto de Fernando Collor.

“As eleições para deputado federal estão monetarizadas. O desempenho dos candidatos a presidente ou aos governos estaduais influi muito pouco”

Antônio Lavareda 
Cientista político

Na torcida

A direção do PMDB acredita que o partido poderá voltar a ter a maior bancada da Câmara dos Deputados. O partido já é o maior no Senado. Ela avalia que a rejeição ao PT vai reduzir bastante o voto de legenda dos petistas.

Quem não tem cão

a boa alegria
Heloísa Helena (PSOL) ganhou apoio inesperado. O candidato ao governo Julio Cezar, do PSDB, disse que apoiará a ex-senadora em sua tentativa de voltar ao Senado. O tucano declarou apoio após seu candidato ao Senado, Chico Azevedo, desistir da disputa. O próprio Cezar virou candidato para substituir outro desistente, Eduardo Tavares.

Uma no cravo, outra na ferradura
Os 92 prefeitos do PMDB paulista estão sendo liberados para fazer cartazes e panfletos com a chapa Alckmin/Dilma. O fato de o candidato ao governo Paulo Skaf ter abandonado a presidente Dilma foi considerado pelo vice Michel Temer.

O drible

a boa ciddina
A presidente Dilma e o ex-presidente Lula não devem pedir votos para o governo do Ceará. Os aliados têm dois candidatos. O governador Cid Gomes (CE) não vê necessidade da presença. “A Dilma tem 63% aqui”, diz. Mas quer Lula e Dilma na TV apoiando Mauro Filho (PROS), adversário de Tasso Jereissati (PSDB) para o Senado.

Por Ilimar Franco – O Globo.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário