jul
4
2014

SOBRAL – Secretária de Saúde, Dra. Monica Lima, lamenta a perda do médico Dr. Pessoa.

A Secretária de Saúde do Município de Sobral, Dra. Mônica Lima, em sua página no Facebook, lamentou a perda do médico Dr. Pessoa e aproveitou para agradecer pela vida sempre dedicada à cuidar e salvar vidas de muitos sobralenses.

a boa monica

DR. PESSOA, UM GRANDE SOBRALENSE…
Sobral, pequena cidade à margem esquerda do Rio Acaraú. Dia 22 de setembro de 1929. Nascia um dos ícones da Medicina cearense: O Prof. João Barbosa Pires de Paula Pessoa. Filho do comerciante José Barbosa de Paula Pessoa e Jandira Pires de Paula Pessoa.
No inicio da década de 50, pegou um ita do norte e foi pro Rio morar. Brilhou na Universidade do Brasil onde concluiu o Curso de Medicina.
Retorna ao Ceará. Pelas mãos do Prof. Alber Vasconcelos conhece a sua maior e mais escancarada paixão: A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Torna-se um dos mais queridos e respeitados Mestres. Hoje é Professor Emérito daquela Casa.
Dr. Pessoa ensinou tudo aos seus alunos, inclusive o pulo do gato que alguns recusam a ensinar. Ensinou-nos como ouvir o doente, como entender seu sofrimento e respeitá-lo. Ensinou-nos a linguagem do corpo enfermo. Ensinou-nos que a história, o exame e a observação clínica são mais importantes que a mais moderna tecnologia. Ensinou-nos que a Medicina não é fonte de riqueza e promoção pessoal, mas, sim um meio de servir à sociedade. Ensinar, ensinar para transformar, essa foi sua sina ao longo da vida. Tornar os seus discípulos cada vez melhores, verdadeiros médicos de homens e almas.
A Medicina cearense rende homenagens a um pequeno deus de mais de 80 anos, cabelos brancos e visão larga. Não é um deus que se acomoda em um pedestal inatingível, mas àquele que de pés descalços, caminha entre nós, pobres e ricos, pretos e brancos, mestres e discípulos, nos ensinando um só caminho: O caminho do bem .
Dr. Sérgio Pessoa
Chefe do Serviço de Gastroenterologia
do Hospital Geral de Fortaleza
Postado por: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos