jul
18
2014

CEARÁ – Primeiro caso da febre chikungunya registrada no Ceará.

A BO BOMBA

A Secretaria de Saúde do Ceará divulgou nesta quinta-feira a confirmação do primeiro caso de febre chikungunya no Ceará. O paciente do sexo masculino, tem 25 anos, e mora em Pernambuco. Ele viajou em junho para a República Dominicana, retornando ao Brasil em 1º de julho. No mesmo dia viajou de ônibus para Brejo Santo, para visitar familiares.

Segundo a Sesa, no dia seguinte começaram os sintomas da doença, que são semelhantes ao da dengue. Em 3 de junho, o médico que atendeu o paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão.

A Sesa informa que realizou todos os procedimentos de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação da doença. O paciente já se recuperou e, na quarta-feira (16), retornou para Recife, onde mora.

A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopicus. É caracterizada por febre de início súbito e dor articular intensa. A maioria dos pacientes melhora depois de sete a dez dias.

A doença tem transmissão na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe. No Brasil há registro somente de casos importados, no total de 20, até o dia 8 de julho.

Fonte: Ceará Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos