jul
13
2014

BRASIL – Fortaleza é sede da VI Cúpula dos Brics.

Da Coluna Valdemar Menezes, no O POVO deste domingo (13):

a brics

Depois da Copa do Mundo, que injetou cerca de R$ 700 milhões no Ceará, e deu uma visibilidade internacional jamais vista a Fortaleza, a cidade volta a sediar nesta segunda-feira e terça-feira (14 e 15), outro evento internacional de grande importância política e econômica: a VI Cúpula dos Brics (reunindo chefes de Estado do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul).

a boa bri

Trata-se do bloco de países emergentes de grande porte (“países-baleias”) que se vêm articulando desde 2009 para a construção de uma alternativa ao padrão neoliberal de desenvolvimento e de uma atuação internacional não submetida às imposições geopolíticas dos países capitalistas centrais, capitaneados pelos EUA. Sua aposta é no desenvolvimento sustentável, com inclusão social. As presenças mais aguardadas são as dos presidentes Xi Jinping, da China, e Vladimir Putin, da Rússia.

Os Brics querem ter voz própria e favorecer a multipolaridade no mundo, impedindo que apenas um grupo de superpotências defina os rumos do planeta. Neste encontro de Fortaleza será criado o Banco dos Brics (uma espécie de novo Banco Mundial) e assinado um Acordo Contingente de Reservas (uma espécie de FMI dos Brics). Com isso, terão instrumentos concretos para cooperarem entre si e atuarem conjuntamente na cena mundial.

A iniciativa contraria o esquema mundialmente hegemônico, daí a “queimação” e o preconceito contra o evento. Certo, o surgimento desse contraponto internacional tem dificuldades iniciais para instituir os instrumentos requeridos para uma ação comum efetiva. Mas, isso faz parte do processo. O desafio das sociedades não é tanto o crescimento exclusivo da economia (como defendem os neoliberais), mas, crescer incluindo suas populações, e não apenas concentrando a riqueza nas mãos de poucos.

(O POVO)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos