jun
5
2014

SOBRAL – Vixii!! Secretaria da Saúde de Sobral se pronuncia sobre desvio de medicamentos. Veja aqui a matéria completa.

A secretária da Saúde de Sobral, Drª Mônica Lima, se pronunciou na manhã desta quinta-feira, dia 5 de maio, no programa Em Dia Com a Política, da Rádio Tupinambá de Sobral, AM 1.120khz, sobre matéria publicada no Jornal Diário do Nordeste sobre apreensão de medicamentos que eram desviados das prefeitura do Ceará, cujo notícia foi ampliada e comentada no Blog do Wilson Gomes; Sobral foi citada no desvio de medicamentos. 
a boa monica
Sobre o assunto, Drª Mônica Lima explicou que o desvio não é promovido pela Prefeitura de Sobral, haja vista que há um mecanismo rigoroso de distribuição e controle de reposição de medicamento pelo Central de Abastecimento Farmacêutica de Sobral (CAF).
Na ocasião, a secretária disse que espera receber peça processual da polícia investigativa para tomar conhecimento do teor real dos fatos e, a partir daí, explicar publicamente o ocorrido e tomar as devida providências. Durante sua participação no programa, ela ressaltou a seriedade e a responsabilidade da condução do gerenciamento da CAF/Sobral, embora tenha conhecimento de que haja desvio de medicamentos (sem citar local nem pessoas), mas nada tão grave quanto o ocorrido na publicação do DN.
VEJA A MATÉRIA DO DIÁRIO DO NORDESTE.
a boa remédio.

Uma rede de comércio ilegal de remédios foi descoberta pelo Serviço Reservado do Comando Tático Motorizado (Cotam), na noite de ontem. O proprietário de uma farmácia, situada no bairro Montese e o irmão dele foram detidos em posse de cerca de R$ 500 mil em medicamentos de venda proibida. Eram mais de 10 mil caixas de remédios.

De acordo com informações da delegada plantonista do 11º DP (Pan Americano), Viviane Apolônio, as notas fiscais encontradas mostravam que parte dos remédios foram desviados de postos de saúde da Capital e dos municípios de Sobral, Brejo Santo e Itapipoca.

Todo o material era distribuído para farmácias de Fortaleza. Foram presos o proprietário do estabelecimento Rômulo Rodrigues e o irmão dele Romoaldo Rodrigues. Na casa do comerciante foram encontrados comprimidos de Citotec, proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pelo efeito abortivo. Além de carimbos falsificados com nomes de médicos, receituários falsos e atestados médico em branco.

Rômulo disse durante o depoimento à Polícia, que comprava os receituários por R$ 100 de funcionários de postos de saúde. Com relação aos remédios, o proprietário da farmácia informou que é comum um farmacêutico passar por farmácias pequenas vendendo as caixas. Ele disse, ainda, que a maioria dos pequenos estabelecimentos se sustentam por meio dessa prática ilegal e que, se os proprietários comprassem pela maneira legal, iriam a falência.

O responsável pela operação, cabo PM Nascélio Gondim, informou que parte do material estava escondido na farmácia e outra parte na residência de Rômulo, com as notas fiscais e receituários falsificados. Os nomes e registro dos médicos que constavam nos carimbos seriam retirados pela Internet, segundo o suspeito informou no depoimento. Já as notas fiscais eram assinadas por funcionários dos postos de saúde.

Documentos

Nos documentos também constavam os endereços das unidades de saúde. Oficialmente, os remédios foram entregues nos postos, mas estavam na farmácia. Os produtos possuiam o selo de Venda Proibida, porém o proprietário raspava a advertência e deixava a logomarca da farmácia dele.

Ambos foram encaminhados ao 11º DP, onde foram autuados por artigo 273, que é corromper produtos de venda proibida, o artigo 298, que é referente a falsificação de documento particular, artigo 304, uso de documento falso, e o artigo 33 que é tráfico de drogas. “Vamos tentar descobrir quem são os funcionários que estão fornecendo o medicamento para ele e para várias farmácias”, explicou a delegada.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza tentou entrar em contato com a Secretária de Saúde do Município para colher mais informações sobre o caso, mas não conseguiu.

Jéssika Sisnando
Redação Web /Diário do Nordeste.

Colaboração: Blog Em dia com a saúde.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário