jun
7
2014

CEARÁ – Dr. Odorico Monteiro em noite de lançamento de seus livros em Fortaleza.

a boa odorico

Gestor da saúde, médico e militante do SUS. São as facetas mais identificadas e vinculadas a imagem do homem público, Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Atrás desta trajetória, encontra-se o pesquisador, cientista e intelectual da medicina. Carreira acadêmica iniciada na década de 80, o Dr. Odorico Monteiro conseguiu equilibrar sua estrada profissional com uma rica retaguarda de pesquisa, estudo e títulos acadêmicos. Mesmo com as responsabilidades de gerir quatro secretarias de saúde e, por último, estar na equipe do Ministério da Saúde, Odorico conseguiu, nos últimos 25 anos, tornar-se pós-doutor e emplacar a mediação, organização e autoria de vários livros.

Parte deste trabalho será lançado para o público leitor e pesquisador de Fortaleza. Nesta sexta-feira 6, Odorico esteve lançando na Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, as novas edições de três livros e uma publicação inédita, que participou ativamente como mediador e organizador. Entres os títulos estão “Rubem Alves e Moacyr Scliar conversam sobre o corpo e a alma”, “Adib Jatene e Alexandre Padilha, 40 anos de medicina o que mudou?”, “Astrologia e Budismo, conversa entre dois saberes milenares” e o livro “Saúde Pública, meu amor”, este inédito que conta com textos de vários intelectuais e militantes importantes da saúde pública, incluindo o ex-ministro da saúde, José Gomes Temporão, que vem a Fortaleza especificamente para o lançamento.

Os livros são parte do acervo da Editora Saberes que também convida, para o lançamento, a advogada e doutora em saúde pública pela Unicamp, Lenir Santos. Além de atuar na área do direito, Santos tem vasta dedicação acadêmica na saúde pública, onde se tornou referência para aqueles que pesquisam a matéria. Lenir é co-organizadora do título “Saúde Pública, meu amor” e editora dos outros três livros apresentados.

Rubem Alves e a despedida de Moacyr Scliar 

Como é possível cruzar saúde, medicina, filosofia, teologia e literatura? O livro “Rubem Alves e Moacyr Scliar conversam sobre o corpo e a alma” é a congregação desta miscelânea de saberes e o resultado de uma conversa aprofundada sobre o que é saúde na essência e a ligação e consequências do que levamos nas relações entre corpo e alma. Odorico Monteiro media um encontro que passeia pela licença poética de Rubem Alves e o entendimento médico, histórico e literário de Scliar. Um texto leve, saboroso e rompedor sobre o entendimento tradicional de saúde. A publicação também ficou marcada por ser a última participação do médico e imortal da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar, numa obra literária.

Sheila Raquel

Twitter: @sheilaraquell

Facebook: Sheila Raquel

“O amor é paciente. O amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha”. (I Cor 13).

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos