10
2014
BRASIL – PMDB aprova aliança Dilma-Temer, mas voto ‘rebelde’ supera expectativa.
Com 398 votos a favor e 275 votos contrários, o PMDB aprovou nesta terça-feira (10) o apoio à coligação com o PT para a reeleição da presidente Dilma Rousseff, com Michel Temer na vice. O resultado da votação, embora favorável à aliança, demonstra que o movimento rebelde tem força no partido e não é tão incipiente como se imaginava.
“A Dilma leva os 5 minutos de TV do PMDB, mas não leva a vontade de fazer campanha na rua do partido’, diz o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), uma das lideranças do movimento rebelde. Antes da votação, outros rebeldes do PMDB chegaram a protagonizar um bate-boca com o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp (RO). A divergência começou com a separação das urnas por Estados, mas depois Raupp teve de recuar.
Também antes da votação, em seu discurso, Temer minimizou a dissidência interna da sigla. “Aqui no PMDB temos homens com H maiúsculo. Homens que são capazes de dizer o que realmente pensam. Não acredito em intrigas. Tenho certeza de que todos vão continuar me apoiando”, afirmou o vice-presidente.
Acompanhada dos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e do presidente do PT, Rui Falcão, Dilma foi até o auditório onde acontecia a convenção do PMDB para receber oficialmente o apoio do partido.
Fonte: iG