20
2014
BRASIL – O malfadado casamento PMDB e PT…Veja a situação no Nordeste.
(Brasília-DF) Começa a temporada das convenções partidárias. A chamada marcha oficial das candidaturas se inicia sob as luzes de pesquisa Datafolha, da última semana, apontando a redução das intenções de votos para a Presidenta Dilma em meio ao crescimento do chamado voto indeciso.
A tendência é que os partidos, especialmente os maiores, devam confirmar seus apoios, que envolve diretamente a definição do tempo de televisão, porém nos estados vão buscar seus caminhos mais adequados, mais lustrosos e históricos para suas sobrevivências. Parece algo normal no jeito brasileiro de fazer política, mas nesta eleição, face as instabilidades na economia e a falta de preparo político da Presidenta da República, essas divisões ficaram mais evidentes.
No Nordeste, o PMDB terá candidato a governador nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Alagoas.
Em Pernambuco, apoiará o PSB e na Bahia ficará com o Democratas e PSDB. Terá o apoio do PT no Maranhão, Paraíba, Sergipe e Alagoas. Ficará contra o PT no Piauí, Ceará( quase certo), Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia.
Na prática, o PMDB ficará contra o PT em cinco estados do Nordeste e terá o apoio deles em outros quatro.
Coluna do Genésio Jr./Política Real