maio
2
2014

FORTALEZA – Mãe usuária de drogas abandona bebê em hospital.

A BEBE

foto ilustrativa.

Uma bebê recém-nascida de apenas 24 dias foi abandonada na semana passada pela mãe no hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará. A criança, chamada de Antônia Vitória pelos funcionários do hospital, havia recebido alta desde a última sexta-feira, 25, mas continuou internada até ontem, segundo o Conselho Tutelar da Regional V, devido à falta de vagas no sistema de acolhimento institucional.

A criança foi recebida durante a manhã de ontem em uma unidade de acolhimento institucional mantida pela Prefeitura. Segundo o Conselho Tutelar, o caso deverá ser encaminhado ao Juizado da Infância e da Juventude até o início da próxima semana.

“O hospital nos pediu ajuda porque a criança já havia recebido alta médica e, se ficasse lá, corria o risco de pegar algum tipo de infecção”, explica o conselheiro da Regional V, Valdecir Paiva. Segundo Paiva, a bebê havia sido encaminhada ao hospital no dia 6 de abril após a mãe, apontada como usuária de drogas, entrar em trabalho de parto em uma praça no bairro Autran Nunes.

A mãe permaneceu internada por três dias até desaparecer. “A criança não foi registrada e não havia documentos da genitora. Ela usa entorpecentes e não tem residência física. Tentamos localizar a família e não conseguimos. Ligamos para três abrigos de recém-nascidos e todos disseram que estavam lotados”, afirma o conselheiro.

A criança foi retirada do hospital por meio de uma medida de acolhimento institucional aplicada pelo Conselho Tutelar. “Essa medida é transitória e excepcional. É a última adotada, porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prega o direito de convivência familiar e comunitária”, esclarece o assessor da Fundação da Criança e da Família Cidadã da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza, Ósimo Câmara.

Segundo Ósimo, a casa de acolhimento que recebeu a recém-nascida trabalha atualmente dentro de sua capacidade, com nove crianças e dez vagas. A previsão é que a bebê permaneça na instituição temporariamente até uma determinação judicial. Caso a Justiça declare destituição de poder familiar, a criança será encaminhada para adoção.

Abandono

O caso, segundo o Conselho Tutelar da Regional V, é o quinto abandono de recém-nascido registrado em abril na região. “Isso já se tornou crônico. Às vezes a gente encontra a família, mas é difícil, porque a maioria das mães são usuárias e moradoras de rua”, aponta Valdecir Paiva.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos