maio
30
2014

CEARÁ – Preocupante!! Morre o 8º paciente contaminado por bactéria no Hospital de Messejana.

a boa messejana

Morreu o oitavo paciente contaminado com a bactéria Acinetobacter baumannii, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). O homem, que não teve o nome divulgado, tinha cerca de 70 anos e faleceu na última terça-feira, 27. Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nega que morte tenha relação com este tipo de contaminação.

O paciente estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiopulmonar do Hospital de Messejana. O estado de saúde dele era estável, mas era considerado “preocupante” pelo paciente se encontrar na UTI do hospital.

Segundo a assessoria de comunicação da Sesa, oito dias antes da morte o paciente não estava mais contaminado pela bactéria. Ele sofria de insuficiência renal e problemas cardíacos, informou a Secretaria.

As mortes começaram no início de abril. Segundo Bráulio Matias, médico infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção do hospital, as três primeiras mortes ocorreram em abril, nos dias 7, 20 e 29, e a quarta, no dia 1º de maio. Foi quando o hospital começou a tomar medidas para prevenir que outros pacientes não tivessem contato com a bactéria e que ela não se espalhasse pelo local.

O setor 1 da emergência do hospital passou por uma desinfecção e todos os pacientes tiveram que sair do local. Os mais estáveis ficaram nos corredores do HM e os mais graves foram transferidos para demais hospitais da cidade. Na ocasião, O POVO Online entrou em contato com a assessoria de comunicação do HM, que informou que se tratava de um procedimento “padrão” e que foi “realizado para garantir segurança e o atendimento adequado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O local ficou fechado do dia 2 ao dia 10 de maio.

Neste intervalo, ocorreu a quinta morte, no dia 6 de maio, e, três dias depois, mais dois pacientes faleceram. Os nomes não foram revelados pela direção do hospital. A maioria das vítimas era de idosos.

Redação O POVO Online

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário