23
2014
SOBRAL – A situação da água do açude jaibaras é discutida em reunião com órgãos responsáveis.
Nos últimos dias a população vem se preocupando com a qualidade da água do Açude Jaibaras, que abastece Sobral e várias cidades do baixo Acaraú. Vale ressaltar que toda água fornecida pelo SAAE de Sobral provém de Estações de Tratamentos de Água (ETA) que fazem a devida purificação da água que consumimos na nossa casa. Na semana passada o Ministério Público representado pela a promotora Dra. Juliana Cronemberger que também é diretora do DECOM, fez uma visita ao distrito de Jaibaras para acompanhar de perto os reclames da população e fazer uma análise diante do caso
AUDIÊNCIA…
Nesta sexta feira(21.02.14), aconteceu uma reunião na promotoria publica no Fórum Dr. José Saboia, com a presença de representantes dos órgãos que podem contribuir na resolução do problema como: SEMACE, AMA, COGEH, SAAE, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, representantes de associações que fazem o uso da piscicultura no açude Aires de Sousa(Jaibaras) e da Câmara Municipal de Sobral, representada pelo vereador Gilmar Bastos.
Segundo a promotora ficou claro que diversos problemas são encontrados diante do caso, podendo citar algumas ações que causam um sério prejuízo na qualidade da água, são eles: pocilgas, currais, rede de esgoto, lavagem de roupas e a própria prática da piscicultura de forma ilegal onde os usos de rações compostas por elementos químicos como nitrogênio e fósforo causam uma grande contaminação na água. A promotora vai aguardar os dados técnicos que serão repassados pelos os órgãos que participaram da audiência e foi estipulado um prazo de trinta dias (30) para que alguns estudos e informações sejam dados pelos órgãos que participaram da audiência, e será requisitado informações da ANA (Agência Nacional de Águas) e da CAGECE para ver o que pode ser feito na questão da rede de esgoto.
Reportagem: Frank Oliveira/Plantão Alerta.