jan
30
2014

BRASIL – Pros cobra dos irmãos Gomes discussão sobre reforma ministerial.

A cúpula do Pros cobrou nesta quarta-feira (29) do governador Cid Gomes (Ceará) participação na discussão sobre a reforma ministerial da presidente Dilma Rousseff.

aboa cid

A reação ocorre após congressistas ouvirem de interlocutores do Planalto que o Pros seria contemplado na mudança no primeiro escalão do governo com a indicação feita pelos irmãos Gomes.

Aliados de Dilma, o governador e Ciro Gomes, atual secretário de Saúde do governo do Ceará, abandonaram o PSB no ano passado depois do partido decidir lançar Eduardo Campos à Presidência.

O recado palaciano gerou mal-estar no Pros.

Numa reunião na sede do partido em Brasília, líderes do Pros pediram maior debate sobre o espaço do Pros na Esplanada.

“Nós chamamos o Cid para tentar afinar o discurso. Estão dizendo que o [ministério] é do Pros, mas indicado pelos Gomes”, afirmou o líder do Pros na Câmara, Givaldo Carimbão (AL). “Quando a Dilma chamar [para discutir a reforma], a gente coloca o nome”, completou.

Segundo relatos, Cid não se comprometeu em submeter à indicação para a reforma ao partido, mas minimizou dizendo que não houve nenhum convite formal e é preciso aguardar uma definição do Planalto.

“Essa história de ministério só diz respeito à presidente. Eu acho inapropriado partidos tratando dessa questão. O Pros tem postura de apoio por afinidade, não por quinhões e repartição de espaço”, desconversou o governador.

Antes de encontrar a cúpula do Pros, Cid se reuniu com o ministro Aloizio Mercadante (Educação), futuro ministro da Casa Civil. Oficialmente, o governador disse que foi tratar de projetos na área de Educação, mas há indicações de que abordaram as mudanças na Esplanada do Ministério, discutindo inclusive a substituição de Mercadante na Educação.

Com a saída do PSB do governo, os irmãos Gomes teriam herdado o Ministério da Integração Nacional, uma das principais pastas cobiçadas na reforma, e a Secretaria de Portos.

A bancada do Pros chegou a pressionar Ciro Gomes para assumir a Integração, pasta que já ocupou no governo Lula, mas ele tem negado o interesse e sustenta que está focado na Secretaria de Saúde. Cid afirmou, inclusive, que prefere o irmão continue em seu governo.

Cid nega a movimentação por mais espaço no governo. “Eu não tenho, nem nunca tive apetite por ministério”, disse. “Eu não tenho nenhuma demanda de ministério”, completou.

Questionado sobre o desejo da bancada do Pros de que Ciro assuma um ministérios, Cid disse que o irmão não foi sondado. “Não há nenhuma sondagem, nenhum convite ao Ciro para assumir nenhum ministério no governo da presidente Dilma”, afirmou. “Se ele saísse de lá [secretaria], me faria grande falta. Se perguntar minha opinião, para mim, seria uma grande perda.

Fonte: Folha online.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

janeiro 2014
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031