ago
5
2013

CEARÁ – Silêncio na Secretaria da Segurança Pública do Ceará é marca da gestão.

a ronda

Mês a mês, a barra estatística da criminalidade no Ceará aumenta. Mais assaltos, mais roubos, mais gente morta. O Estado vive uma violência sem precedentes. E amarga um silêncio das autoridades responsáveis pela segurança considerado intrigante por entidades representativas de policiais civis e militares, estudiosos, Ministério Público, imprensa e sociedade civil.

Há quem avalie essa postura como estratégica. “E, ao mesmo tempo, uma falha gritante. Compreendo como uma decisão para tentar não manchar a imagem perante organismos internacionais, especialmente a Fifa (devido à Copa das Confederações, ocorrida este ano, e à Copa do Mundo, em junho de 2014). É preocupante. O silêncio mostra que há algo errado. Porque não existe silêncio no setor do turismo, da captação de recursos etc. A questão é que o Governo não admite ter errado no modelo escolhido e fica procurando causas que justifiquem a criminalidade”, analisa o pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), Marcos Silva.

LEIA TAMBÉM

Entidades criticam falta de diálogo

Em 2013, o Ceará alcançou a marca de 11 homicídios dolosos por dia. Mata-se mais em Fortaleza (quatro/dia) do que em São Paulo, cidade com população 4,5 vezes maior. Mas a SSPDS pouco vem a público de forma voluntária para avaliar a crise e prestar contas do trabalho desenvolvido na área. Quando fala, quase sempre, é de forma pontual, diante da procura de jornais e emissoras de rádio e TV. Ainda assim, com ressalvas. Ao O POVO, inúmeras entrevistas já foram negadas.

Um sinal de retrocesso para o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Conflitualidade e Violência (Covio/Uece), Geovani Jacó. “Na área da segurança, esse governo mudou radicalmente para pior na segunda gestão (quando saiu o secretário Roberto Monteiro e entrou o atual, coronel Francisco Bezerra). O governo está blindado e com um projeto que não dialoga. Todas as atribuições estão nas mãos de um secretário e um comandante de Polícia dessintonizados com uma política cidadã adequada à perspectiva democrática assumida em estados campeões de criminalidade e que, pela mudança de eixo, reduziram os índices. Aqui, vemos o alijamento da sociedade e a blindagem do governo. Temos um governo que não admite críticas e uma Polícia que não faz autocrítica. Estamos vendo a falência do sistema de segurança.”

Também há queixas quanto à divulgação dos indicadores criminais, obrigação prevista na Lei Federal nº 12.527 (a chamada Lei de Acesso à Informação). Até ontem, 4, por exemplo, a SSPDS não havia divulgado os dados referentes a junho. O POVO já denunciou várias vezes a recorrência dessa demora. “O silêncio é falta de respeito! Significa prepotência. Se calam para o problema sumir. Mas o problema não some. Ele só aumenta. É uma estratégia burra. Esse silêncio me deixa é mais insegura. A gente tem o direito de ir e vir; e eles o dever de patrocinar uma segurança eficiente. O Governo tem que tomar a responsabilidade para si. Mas há quase uma omissão conivente com a violência. Virar a cara para o caos é absurdo”, critica uma das organizadoras do movimento “Fortaleza Apavorada”, Eliana Braga.

Para esta reportagem, O POVO tentou entrevistar o secretário Francisco Bezerra desde 22 de julho. Após 14 dias e várias ligações, a assessoria do coronel pediu que perguntas fossem enviadas por e-mail. Até o fechamento da página, nenhuma resposta havia sido dada, a exemplo do ocorrido em procedimentos anteriores adotados pela SSPDS.

E agora? 

ENTENDA A NOTÍCIA
Nesta quarta-feira, 7, o secretário da Segurança, Francisco Bezerra, deve ir à Assembleia Legislativa prestar contas do trabalho na pasta. Nos próximos dias, uma audiência pública pode acontecer a pedido do MP, provocado pelo movimento “Fortaleza Apavorada.”

Serviço 

Para solicitar dados

O quê: Quem solicitar dados à SSPDS e não for atendido (ou não for atendido no tempo previsto por lei), pode acionar o Ministério Público do Estado do Ceará. Onde: rua Assunção, nº 1.100, bairro José Bonifácio.

Outras informações: 0800 28 11 553
7 tentativas nenhuma resposta

Em várias matérias especiais sobre segurança, O POVO tentou falar com a SSPDS, mas não obteve resposta. A seguir apontamos sete tentativas.

6/3/2013

Janeiro] Fortaleza registra 54 mais homicídios do que SP.

Secretário não podia falar porque estava numa reunião com todos os secretários.

8/3/2013

Arma de fogo] Fortaleza tem o 3º maior aumento de mortes do Brasil em 11 anos SSPDS iria se debruçar.

sobre a pesquisa para depois se pronunciar.

7/5/2013

Grande Fortaleza] 873 mortes a bala em 4 meses SSPDS recebeu e-mail e foi contactada por telefone, mas não deu qualquer retorno.

16/5/2013

Janeiro a abril] Assassinatos crescem 29% no Ceará

SSPDS disse que secretário não falaria. Isso caberia à PM, que não nos atendeu também

17/6/2013

Cidadania e gestão] 17 ações para combater a insegurança no Ceará

SSPDS pediu para perguntas serem enviadas por e-mail. Foram, mas não veio a resposta. Foi acionado por telefone e rede social. Sem retorno

18/6/2013

Violência] O que SP e PE fizeram e o Ceará não

SSPDS pediu para perguntas serem enviadas por e-mail. Foram, mas não obtivemos resposta. Acionamos por telefone e rede social. Sem retorno

1/7/2013

Mobilidade e Segurança] Lições da Copa para a cidade

SSPDS pediu para as perguntas serem enviadas por e-mail. Foram, mas não obtivemos resposta. Acionamos por telefone e rede social. Sem retorno.”

Fonte: Sobral Agora. 

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos