jul
4
2013

BRASIL – PRONUNCIAMENTO PROFERIDO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ LINHARES DURANTE A SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO DIA 03 DE JULHO DE 2013, TRATANDO DA 28º JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE A SER REALIZADA NO RIO DE JANEIRO.

O Sr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso:

image001

Senhor presidente, Senhoras deputadas e senhores deputados,

No próximo mês de julho, o nosso querido Brasil abrirá sua mente e coração para recepcionar, festivamente, Sua Santidade, o Papa Francisco. A presença carismática do novo chefe da Igreja Católica será, certamente, uma forte motivação para ouvirmos de perto, não só sua mensagem missionária, mas, sobretudo sentirmos seu testemunho vivo de alguém iluminado que vem nos mostrar os novos caminhos, os novos paradigmas, a nova primavera que inspira os rumos de uma igreja que se renova e se posiciona para resgatar a trilha, os passos, os ensinamentos de Jesus.

Virá presidir a Vigésima Oitava Jornada Mundial da Juventude. O evento internacional, como vem acontecendo, através da história contemporânea, traz consigo um foco específico, um olhar preferencial para os nossos jovens.

Sabermos que a juventude de nossos dias vem sendo ameaçada por um caudal negativo de fatores, que está a minar seus valores, a desviar seu idealismo, a conspirar contra a generosidade inata que anima e entusiasma a juventude de todos os tempos.

São ameaças objetivas que se servem da imutabilidade psíquica dos nossos jovens, e emolduradas com apelos fáceis e promessas falsas, os levam ora ao inferno das drogas, ora a fatuidade do consumismo, ora a doutrinas eivadas de princípios malsãos, extirpando do seu íntimo, a beleza de sua juventude, a alegria do viver, o entusiasmo sadio da bela aventura do criar o novo, do modificar estruturas, de construir uma família solidária, uma sociedade justa, uma pátria mais feliz.

Esta Jornada é um toque de clarim, que intenta despertar a juventude e dizer-lhes que são eles os guardiões do tesouro da esperança, os cavalheiros dos sonhos, os construtores de um mundo, onde a Paz é altar, a Alegria é o templo e a celebração é o encontro fraternal da humanidade.

É no embalo de todo este levantar-se que se insere o grande convite desta jornada: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.” (Mt 28, 19).

O Papa Francisco vem, através de todos os seus pronunciamentos, revelando-se como um autêntico missionário. Calçou as sandálias do pescador e saiu espalhando por todos os recantos as sementes da ternura, da simplicidade, do despojamento, da humildade.

O mundo hoje se volta para Roma, e atônito contempla um latino-americano saindo como ele mesmo o diz, “lá do fim do mundo” renunciando as pompas vaticanistas, rompendo os protocolos principescos, indo ao encontro do povo. Quer sentir o cheiro do povo, a angustia do homem, a insegurança da sociedade, e com a humildade de um peregrino, prega com doçura e com firmeza que mais do que nunca o Cristo vivo dos evangelhos se faz presente no nosso mundo conturbado.

 É neste arauto da boa nova, que vem ao encontro de todos os brasileiros e de todos os homens de boa vontade e nesta Jornada Mundial da Juventude, dizer-nos que nem tudo está perdido, a chama da Esperança e da Fé ainda continua acesa no crepúsculo do horizonte de todos, dos crentes e não dos crentes, dos animados e desanimados, dos pessimistas e otimistas, de todos que aspiram e se esforçam por um mundo melhor.

A juventude será o símbolo do novo estandarte que começará a tremular na nau peregrina desta Jornada, que acredita que novos ares irão oxigenar a desilusão do nosso povo abatido por guerras, por desavenças, por fanatismos, por violências, por falta de Fé, por ter perdido o sentido espiritual da vida e esquecido a presença de Deus.

O desafio está posto, o palco se encontra montado, os pregoeiros são estes jovens, lépidos, alegres, com o coração pleno de amor, a nós cabe pedir passagem e ingressar neste grande mutirão e com eles apregoarmos: nós também temos Fé, nós também temos esperança, nós também queremos ser construtores desta nova Terra e deste novo Céu, que se abrem para todos nós.

Acorde e celebremos juntos a Vigésima Oitava Jornada Mundial da Juventude!

Muito obrigado.

Fonte: Assessoria do Dep. Padre Zé.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031