jul
31
2013

BRASIL-Padre excomungado por defender gays vai à Justiça contra punição da igreja.

a beto

Depois das declarações do papa Francisco sobre os homossexuais, Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, excomungado em abril deste ano após declarações de apoio a gays, decidiu recorrer na Justiça contra a decisão que o excluiu da Igreja Católica. O religioso, de 48 anos, contratou advogados e protocolou na segunda-feira na 6ª Vara Cível de Bauru, medida cautelar contra a Diocese do município, localizado a 329 km de São Paulo. Ele disse ter comparecido ao tribunal sem saber do que se tratava e sem direito à defesa. O padre alega ainda que existe um tratado assinado entre o Vaticano e o governo brasileiro determinando que o sistema constitucional e as leis brasileiras sejam seguidos pela igreja. Além de não ter tido direito de defesa, Beto afirma que a decisão foi publicada no mesmo dia em que foi tomada, no site da diocese.

Padre Beto disse que já pensava em ir à Justiça antes mesmo das declarações do papa, que o estimularam ainda mais.

Em visita ao Brasil na semana passada, o papa Francisco disse: “Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgá-la?”

O ex-padre explicou que acreditava que seu processo de excomunhão ainda teria de ser assinado pelo Vaticano. Porém, descobriu que a decisão da Diocese de Bauru é definitiva na igreja. Por essa razão, ele resolveu tentar revertê-la na Justiça.

A Diocese de Bauru ainda não se manifestou sobre a ação judicial. O argumento usado para a excomunhão de Beto foi que ele “negou categoricamente a cumprir o que prometera em sua ordenação sacerdotal: fidelidade ao Magistério da Igreja e obediência aos seus legítimos pastores”.

Atualmente, Beto dá aulas em universidades e escreveu o livro “Verdades Proibidas – ideias do padre que a igreja não conseguiu calar”, lançado esta semana. As informações são da Folha de São Paulo.

Redação O POVO Online

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031