jun
6
2013

SOBRAL – Padre Zé em discurso na Câmara Federal destaca a I Convenção da Juventude Progressista realizada em Sobral.

Pronunciamento proferido pelo Excelentíssimo Senhor Deputado Padre José Linhares, na Sessão Ordinária do dia 05 de junho de 2013, no Plenário da Câmara dos Deputados,  registrando a realização da I Convenção da Juventude Progressista, ocorrida no último dia 25/05, em Sobral.

O Sr. JOSÉ LINHARES (PP–CE) pronuncia o seguinte discurso:

a padre 2

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, quero, nesta oportunidade, fazer o registro da realização da I Convenção da Juventude Progressista da minha cidade de Sobral, no último dia 25 de maio, onde fiz a apresentação do Histórico do Partido Progressista (PP), ao qual tenho a honra de pertencer.

Terceira maior agremiação eleitoral do País, possui mais de um milhão e quatrocentos mil filiados, número que o coloca em terceiro lugar nesse quesito, atrás apenas do PMDB e do PT.
O Partido Progressista detém 41 Deputados Federais, 49 Deputados Estaduais, 1 Deputado Distrital e 4.927 Vereadores. No Poder Executivo, conta com 1 Vice-Governador e 466 Prefeitos.
As origens do PP remontam ao início da redemocratização brasileira, quando, frustrado o restabelecimento das eleições diretas para sucessão presidencial, o Partido Democrático Social (PDS) não resistiu à disputa interna pela candidatura e dividiu-se em dois grupos.
 Em consequência disso, o PDS, de partido do Governo passa à oposição, posto em que se viu eclipsado pelas mudanças no cenário político nacional de então. Apenas depois do impeachment de Collor de Mello, o Partido toma fôlego e, em abril de 1993, mediante fusão com o Partido Democrata Cristão (PDC), dá origem ao Partido Progressista Reformador (PPR).
Dois anos depois, o PPR via-se diante de nova fusão, agora com a legenda denominada Partido Progressista – esta criada em 1993, também como resultado da união de outras forças partidárias. Em 1995, nascia então o Partido Progressista Brasileiro (PPB), principalmente comprometido com o Governo Fernando Henrique Cardoso e a estabilização econômica buscada pelo Plano Real.
Depois do Governo FHC, a Convenção Nacional do PPB, atenta às transformações políticas internacionais, decidiu retirar o “B” da sigla, finalmente rebatizando a agremiação como Partido Progressista (PP), isso em 4 de abril de 2003.
Senhoras e Senhores Deputados, já somam, portanto, dez anos desde a mudança na nomenclatura de meu Partido, tempo mais que suficiente para sua adequação aos novos tempos, bem como para a modernização de seus quadros e objetivos.
Pouco antes disso, na verdade, o Partido marcava lugar no cenário político nacional ao integrar, em 2002, a base de apoio, no Congresso Nacional, ao então eleito Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), menos de doze milhões do total de eleitores brasileiros são filiados a partidos políticos. E, nesse restrito universo, mais de um milhão e quatrocentos mil cidadãos e cidadãs fazem parte do rol do PP, que, assim, desfruta a segunda colocação nacional em número de filiações.
Isso é resultado, Senhor Presidente, da pujança e da dedicação do Partido Progressista a programa partidário baseado em princípios democráticos, liberdade de culto religioso e inviolabilidade da privacidade, liberdade de imprensa, proteção do meio ambiente, defesa da Federação e da harmonia entre os Poderes, eliminação das desigualdades sociais e economia social de mercado, tudo em prol de uma sociedade plenamente solidária, pluralista, justa e participativa.
Gostaria, neste último momento, de parabenizar a organização do evento nas pessoas do Presidente do PP de Sobral, Dr. Vicente Carvalho, dos Vereadores progressistas Adauto Arruda, Chico Jóia, Estevão Ponte, Rogério Arruda e Zezão e de todos os jovens que abrilhantaram esta convenção. Tenham certeza que esta iniciativa oxigenará o nosso PP e desta semente brotarão novos correligionários conscientes e responsáveis com a democracia do nosso país.
Muito obrigado.
Fonte: Assessoria de comunicação do Padre Zé.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos