jun
10
2013

BRASIL – Catadora de piolhos ganha R$ 70 por hora e atende na casa do cliente.

“Não cato piolho na cabeça dos outros nem me pagando”, diriam 9 em cada 10 pessoas. Anna Paula Braga é uma das únicas que nunca vai soltar essa frase, ou estará cuspindo no prato que comeu. A carioca ganha a vida procurando os insetos, fio por fio, no cabelo de crianças, adolescentes e até de adultos. Isso mesmo. Sua profissão, ela diz sem vergonha nenhuma, é catadora de piolhos.

a catador
 

– Não é bárbaro isso que eu faço? Eu combato uma praga! As minhas filhas morrem de vergonha, mas eu nunca tive. Qualquer trabalho tem o seu lado negativo – diz.

Apesar da vergonha, as três filhas são as “culpadas” por Anna ter entrado de cabeça nesse negócio. Ela catava os piolhos delas e das amiguinhas de escola com paciência de jó. Até que, há oito anos, seguindo uma ideia da mãe, resolveu transformar em profissão o que para muitos é nojento. A catadora de piolhos cobra R$ 70 por hora e atende na casa dos clientes, permitindo que crianças assistam televisão, usem o computador, joguem vídeo game ou façam o dever de casa enquanto ela trabalha.

– Com a correria do dia a dia, os pais não têm mais tempo de olhar a cabeça do filho como se deve. É um trabalho muito cuidadoso. Se eu não acabo com todos os piolhos, tiro 99% deles – garante Anna, que só não aceita um tipo de cliente: – Eu não cato em quem tem dreads. Nesse tipo de cabelo não entra nem pente, como vou catar piolho? – brinca.

Anna Paula não é só catadora, como também uma estudiosa de piolhos. Poucos cientistas sabem mais da vida e da história desses insetos do que ela. Tanto que realiza o seu serviço só com as mãos, um pente fino e uma toalha branca. Nada de remédios, vinagre, alfazema ou algo do tipo.

– Nada disso funciona. As lêndeas e os piolhos menores não morrem com remédio. Sem contar que o álcool presente na fórmula queima o couro cabeludo – afirma.

Mas só catar não adianta:

– O piolho vive fora da cabeça enquanto tiver sangue na barriga. Por isso, tem que lavar toalhas e roupa de capa e passar água e vinagre no chão.

(Fonte: MISÉRIA).

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos