7
2013
Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão em Uruoca(CE).
Em decorrência da operação “Mensalinho de Uruoca”, foram cumpridos nesta quarta-feira,6, mandatos de busca e apreensão no Município. Foram apreendidos diversos documentos, uma arma, mídias e computadores.
Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o trabalho foi feito em parceria com as Polícias Militar e Civil. E teve como participantes o promotor de Justiça Venusto da Silva Cardoso e os delegados Nayana Andrade Barboza e Júnior Vieira Fernandes, contando com o auxílio de PMs.
Todos cumpriram diligências nas casas dos envolvidos no esquema e também na Câmara Municipal e na Secretaria de Finanças.
A operação foi iniciada pela promotoria de Justiça de Uruoca com o auxílio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) no último dia 10 de dezembro em desfavor de, tendo como alvos vereadores acusados de receber propina para aprovar projetos de lei de interesse do ex-prefeito Manoel Conrado.
Em uma decisão do dia 10 de janeiro, o juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal e a prisão temporária de Elonio Sales Gomes, Evilaques Araújo da Silva (atual vice-prefeito), Antônio Eraldo Batista Lima, Maria Aldebiza Silveira e Junior Marçal.
Eles estão presos em Fortaleza e foram ouvidos na última terça-feira, 5, pela Procap. A apuração aponta que entre os anos de 2009 a 2011 foram desviados cerca de R$ 12 mil por ano para cada vereador. O montante desviado, contudo, pode ser ainda maior, segundo informa o MPE
Dentre as práticas criminosas que teriam sido cometidas pelos vereadores, destacam-se as de corrupções ativa e passiva. Durante os questionamentos, os vereadores negaram a participação no esquema de corrupção e alegaram que os valores arrecadados são provenientes de empréstimos pessoais e prestação de serviços.
Redação O POVO Online
com informações do MPE-CE