jan
15
2013

Profetas das Chuvas: “Pingos aqui e ali, com inverno começando tarde.” Essa é a previsão.

A quadra chuvosa de 2013 será razoável, com “pingos aqui e ali”, e deve começar tarde: só entre o final de fevereiro e o início de março. É a previsão dos “profetas da chuva”, sertanejos que tocam há 17 anos a tradição de prenunciar a chegada da estação chuvosa. No último fim de semana, 35 dos “videntes” da seca estiveram reunidos em Quixadá, no Sertão Central, para o XVII Encontro dos Profetas da Chuva. 

Para as previsões, eles apostam na leitura de diversos sinais da natureza – como os hábitos de plantas, insetos e outros animais. Uma análise comum, conforme explica a organização do evento, consiste em observar a quantidade de água acumulada no galho da carnaúba.

No evento deste ano, a maioria dos videntes defendeu tese moderada, mas houve quem fosse mais otimista. Baseado na grande produção de mel das abelhas do semiárido, um dos profetas arrisca o palpite de fortes chuvas para 2013. “As abelhas só produzem mel nessa época quando se preparam para sobreviver a um inverno particularmente duro”, esclarece.

Existem, por outro lado, aqueles mais pessimistas. Um dos profetas, por exemplo, prevê um ano de estiagem prolongada, pois as formigas da região estão retirando palhas de dentro dos formigueiros. “Isso é um sinal negativo. Se viesse um bom inverno, elas estariam estocando”, esclarece a organização do encontro.

Expectativa

Neste ano, o clima entre os sertanejos era de expectativa na hora da exposição dos prenúncios. Tudo por conta das últimas previsões para a quadra chuvosa de 2012, a maioria frustradas. Na ocasião, a maioria dos profetas anunciou um bom inverno, em ano que depois ficou marcado por seca prolongada no semiárido. 

Embora não sejam respaldadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) – órgão oficial do Governo do Estado para previsões meteorológicas -, as previsões dos profetas da chuva são referência respeitada e aguardada por milhares de pequenos agricultores e até empresários do agronegócio.

O prognóstico oficial da Funceme para as chuvas deste ano deverá sair em 23 de fevereiro. Até lá, a crença dos profetas é mais que bem vinda entre os que vivenciam a nem sempre otimista realidade do semiárido.

Além das previsões para o inverno, o XVII Encontro dos Profetas da Chuva do Ceará contou ainda com seminários sobre convivência no semiárido e apresentações de grupos de Reisado.

(O POVO)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário