set
30
2012

Metrô e hospital sem data para inauguração em Sobral.

Sobral A inauguração do Hospital Regional Norte (HRN) foi adiada para depois do período eleitoral enquanto a do Metrô de Sobral permanece sem data definida. Ambas as obras se encontram em estagio avançado, sendo a do HRN a mais próxima da conclusão.A inauguração do hospital estava prevista para hoje, porém o Governador Cid Gomes anunciou, em entrevista a uma rádio local, que seria adiada a fim de que o povo da região pudesse ter uma grande festa sem complicações com a Justiça Eleitoral.

O HRN contará com 1.641 profissionais e será o segundo Hospital Regional do interior do Estado e o maior do interior do Nordeste, contando com 382 leitos, com capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês. O HRN vai assistir a população de toda a macrorregião Norte, num total de 1,5 milhão de habitantes dos 55 Municípios.

Dentre os equipamentos do hospital, há um destaque para os de ressonância magnética, presente também no Hospital Regional do Cariri (HRC). Antes deles, esse exame em rede pública era feita apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na Capital.

Outro ponto destacado é a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, este último com 30 leitos semi-intensivos, descentralizando a procura por esse atendimento na Capital. A Unidade Psiquiátrica também é uma diferença entre os dois hospitais. No HRN há um prédio especializado em tratamentos de Psiquiatria e conta com 23 leitos.Após a inauguração, o hospital passará a funcionar de acordo com uma programação, assim como o de Cariri. Porém, ainda não é certo que as programações sejam iguais. O HRN também terá administração feita pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Metrô

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que está responsável pelas obras, o Metrô de Sobral passará por um processo de adaptação para os passageiros se acostumarem com o novo equipamento. Serão quatro carros circulando pela cidade. Sobre a sinalização, a Assessoria diz está prevista, porém ainda não possuída detalhes.

Segundo as informações do Consórcio Metrofor, o metrô deve transportar 5.000 pessoas por dia em cinco composições. Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 quilômetros de ferrovias. Para tanto, terá dois ramais e 11 estações. O empreendimento terá um investimento total de R$ 70,1 milhões.

A população local ainda apresentava dúvidas até ontem sobre o dia da inauguração de ambas as obras. Segundo a dona de casa Roberta Bento, a expectativa era de que os dois empreendimentos fossem inaugurados simultaneamente neste sábado.

“Esperávamos uma grande festa, com a presença de artistas de nível nacional, com foi amplamente divulgado em blogs e rádios há uma semana. Ninguém sabia do adiamento”, afirmou.

A dona de casa não foi a única a ser pega de surpresa com a notícia. Empresários locais também esperavam pela inauguração neste sábado. Os universitários Maria do Carmo e Júlio Andrade ficaram decepcionados ao saber que não haverá mais o show da cantora Ivete Sangalo na noite de hoje.

“Ficamos na cidade para comparecer ao show, por isso não nego que fiquei triste ao saber que havia sido adiado. Quando foi para divulgar a inauguração, todos falaram, mas ninguém divulgou o cancelamento”, disse Maria.

Além do adiamento, o show da cantora foi motivo de representação por parte do Ministério Público de Contas (MPC), que entrou, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/CE), com um pedido de liminar para que o Governo do Estado do Ceará se abstivesse de prosseguir com a possível contratação da cantora Ivete Sangalo, para realização do show de inauguração do Hospital Regional Norte.

Alerta

Isto até que fosse demonstrado o cumprimento de todos os requisitos legais previstos na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, segundo a assessoria do MPC. O órgão alerta que a possível contratação deve ser feita através da observação de algumas exigências legais, como a que a contratação de profissional do setor artístico deve ser feita diretamente ou através de empresário exclusivo, sendo necessária ainda a demonstração da justificativa de preços.

Em face disso, o MPC requer que o Tribunal de Constas do Estado analise a legalidade da contratação, sobretudo a justificativa de preços e a relação de exclusividade de um eventual empresário contratado.

Até o fechamento desta edição, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e do Metrofor não confirmaram as novas datas para inaugurações do Metrô de Sobral e do Hospital Regional Norte.

Infância

30 leitos semi-intensivos serão assegurados pela Unidade de Saúde da Mulher e da Criança do Hospital Regional Norte. Este é um dos destaques do projeto.

 (DIÁRIO DO NORDESTE)

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930