ago
11
2012

O fracasso quase consumado de Cid Gomes.

Da coluna Política, no O POVO deste sábado (11), pelo jornalista Érico Firmo:

O governo Cid Gomes (PSB) já assegurou alguns legados importantíssimos e tem outros muito bem encaminhados. Para ficar nos mais relevantes, os indicadores de qualidade na educação melhoraram de forma generalizada e está em construção uma notável rede de saúde.

Todavia, está praticamente consumado o fracasso naquela que foi a prioridade número um da eleição de Cid: a segurança. Gastou-se muito, como nunca antes. Mas o resultado é pífio – pior ainda diante da despesa feita.

Aqui cabe um parêntese: quando Luizianne Lins (PT) acabara de ser reeleita prefeita, Ivo Gomes (PSB), irmão do governador e ainda aliado do PT na época, fez crítica bastante pertinente à educação municipal. Queixou-se da ênfase dada a coisas relevantes, mas acessórias, como fardamento e material escolar. E, sem desmerecer a importância desses aspectos, cobrava atenção à qualidade. Pois bem, o irmão de Ivo incorreu no mesmo erro na segurança. Deu atenção demais aos equipamentos de ponta, às delegacias. Mas não conseguiu resolver o essencial, embora tenha tentado.

Cid sabia que a formação policial era crucial e, por isso, construiu a nova academia. Contudo, mais uma vez, só o concreto não foi solução. Encaminhando-se para a reta final de mandato, o comando da academia é substituído. Para além de nomes, há um cavalo de pau no perfil. Junto com César Barreira, sai a universidade, o conceito. Com Roosevelt Alencar, certo estilo “pé de boi” chega à formação policial.

A guinada é significativa e dificilmente haverá tempo para a mudança mostrar resultado. Sobretudo perto da eleição de 2014, é bem provável que haja a intensificação do policiamento ostensivo nas ruas, com previsível melhora nos indicadores. Nesse caso, será mero analgésico que adormece a dor sem curar o mal.

Mas o tempo para melhorias efetivas e estruturais com resultados ainda nesse governo parece perto do fim. O prazo para evitar o fracasso na prioridade número um do governador começa a se exaurir.

(Eliomar de Lima)

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

3 Comentários + Adicionar Comentário

  • Eu queria ser um derrotado igual o Cid kkkkkkkk O povo sem ter o que falar.

  • NÃ EXISTE NINGUÉM PERFEITO, e quando o caso é um político, os opositores são os primeiros a fazer o levante daquilo que ele não conseguir. Veja que ninguém mostra uma matéria acerca da educação e da saúde, falaram um pouco no início da matéria, mas foi tão pouco que as demais críticas relacionadas a segurança foram mais do que valorizadas.

    Ele não precisa de defensor, mas quero que as noticias sejam mais justas, tanto quando faltar algo, quanto quando se houver o que se noticiar de bom. ESTOU PROCURANDO NOTICIAS BOAS ACERCA DO GOVERNO DO ESTADO, SERÁ QUE ENCONTRO NESSE BLOG? vamo ver ne?

  • sabe por que estou procurando, é porque disconfio daquilo que é TENDENCIOSO, então preciso vasculhar.

Deixe um comentário