jul
12
2012

Ações da Prefeitura e participação da população trazem resultados positivos no combate a Dengue em Sobral.

Sobral colhe os frutos das ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Com o trabalho da Prefeitura e o apoio da população, a cidade não corre riscos de um surto da doença este ano. Foram apenas 16 casos confirmados e nenhuma morte registrada. O índice de infestação, que mede a presença do mosquito nas residências, é de apenas 0,04% e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o valor mínimo para configurar uma epidemia é de 1%.


O trabalho rotineiro, coordenado pela Secretaria da Saúde e Ação Social do Município e desenvolvido pelo Centro de Zoonoses de Sobral, envolve a comunidade e outros órgãos gestores do Município.

As ações incluem 6 visitas periódicas a todos os imóveis do município, durante o ano. Os agentes de endemias fazem o trabalho de prevenção, detectando focos e orientando os moradores sobre as formas de acabar com o mosquito.

Além do controle químico, os agentes de endemias utilizam armadilhas que atraem o mosquito, identificando as áreas onde ele está presente e intensificando, quando necessário, o combate. O Centro de Zoonoses também recolhe pneus abandonados e faz a vedação de caixas d´água, evitando o surgimento de focos do mosquito.

(Blog de Sobral)

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos