12
2012
Ações da Prefeitura e participação da população trazem resultados positivos no combate a Dengue em Sobral.
Sobral colhe os frutos das ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Com o trabalho da Prefeitura e o apoio da população, a cidade não corre riscos de um surto da doença este ano. Foram apenas 16 casos confirmados e nenhuma morte registrada. O índice de infestação, que mede a presença do mosquito nas residências, é de apenas 0,04% e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o valor mínimo para configurar uma epidemia é de 1%.
O trabalho rotineiro, coordenado pela Secretaria da Saúde e Ação Social do Município e desenvolvido pelo Centro de Zoonoses de Sobral, envolve a comunidade e outros órgãos gestores do Município.
As ações incluem 6 visitas periódicas a todos os imóveis do município, durante o ano. Os agentes de endemias fazem o trabalho de prevenção, detectando focos e orientando os moradores sobre as formas de acabar com o mosquito.
Além do controle químico, os agentes de endemias utilizam armadilhas que atraem o mosquito, identificando as áreas onde ele está presente e intensificando, quando necessário, o combate. O Centro de Zoonoses também recolhe pneus abandonados e faz a vedação de caixas d´água, evitando o surgimento de focos do mosquito.
(Blog de Sobral)
Fonte: Sobral Agora.