25
2012
Parada Gay de Fortaleza reuniu um milhão na Beira Mar.
A Avenida Beira-Mar foi colorida de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo, na tarde de ontem, durante a 13ª edição da Parada pela Diversidade do Ceará, que reuniu milhares de pessoas. O tema do evento foi “Homofobia tem cura: Educação e Criminalização”.
O público lotou a Avenida e também o calçadão. As pessoas não paravam de cantar e dançar por um só segundo. Vários trios elétricos fizeram a festa de todos que compareceram. Muitas famílias, casais e até bebês eram vistos ao longo de todo o percurso. Muitos curiosos assistiam ao evento da janelas dos apartamentos ou hoteis.
Segundo o presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), Francisco Pedrosa, que organizou o evento, o Ceará é o oitavo Estado brasileiro com maior número de assassinatos de homossexuais. “Esse é um dos motivos pelo qual queremos criminalizar a homofobia”. O grupo defende a implementação do projeto Escola sem Homofobia, pelo Ministério da Educação
Pedrosa acredita que a mentalidade das pessoas está mudando em relação aos homossexuais. “As paradas pela diversidade mostram muito isso. A sociedade é contra a violência, contra o preconceito. Esse é um processo cultural”, frisou.
A expectativa era de reunir mais de um milhão de pessoas. Mas nem tudo foi festa. Havia denúncias de que várias pessoas foram roubadas por grupos de assaltantes no local do evento.