maio
22
2012

Sobral terá a Exposição Damião Ximenes: o sequestro de uma vida.

Após meses de pesquisa sobre a morte do paciente Damião Ximenes, ocorrida no interior da Casa de Repouso Guararapes, em Sobral, a socióloga Rita Monteiro lança sua primeira exposição no dia 23 de maio, às 19 horas, na sede das Faculdades INTA.

As imagens fortes imortalizaram um tempo obscuro, quando a palavra tratamento não se associou ao “processo de curar”. O antes e o depois de um hospital psiquiátrico – o agora na perspectiva da socióloga Rita Monteiro. A exposição “Damião Ximenes: o sequestro de uma vida” traz fotos, documentos e notícias de jornais sobre a morte do paciente Damião Ximenes, ocorrida no interior da Casa de Repouso Guararapes, em Sobral. Os visitantes vão encontrar fotografias, entre imagens de corredores, ambulatórios e jardins.

A exposição, realizada pela primeira vez em Sobral, será aberta ao público na próxima quarta-feira, 23, às 19h. Embora nada permaneça como no passado, o equipamento foi montado nos corredores da antiga unidade, hoje sede das Faculdades INTA. O projeto de discussão sobre o caso Damião, organizado pela pesquisadora Rita Monteiro e por um grupo de alunas do curso de Serviço Social das Faculdades INTA, também resultou em um filme etnográfico, contendo depoimentos de familiares do paciente, profissionais da Casa de Repouso Guararapes e ex-internos da instituição. A produção audiovisual será exibida no dia 30 de maio durante da VI Semana do Serviço Social. Já a exposição ficará aberta ao público até dia 31 de maio.

Sobral e a primeira condenação 

O “caso” Damião Ximenes foi a primeira condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, um acontecimento que expôs de forma contundente as torturas, os maus tratos e a desumanização nos hospitais psiquiátricos brasileiros e, no caso específico, em um hospital psiquiátrico do estado do Ceará.  A morte de Damião, em 04 de outubro de 1999, também se tornou referência para a luta antimanicomial no Ceará.

Da organizadora

Rita Monteiro nasceu na cidade de Fortaleza, Ceará. Socióloga formada pela Universidade Federal do Ceará e doutoranda em Sociologia, é professora universitária e pesquisadora em dependência química. Há um ano, estuda a trajetória de Damião Ximenes, paciente da Casa de Repouso Guararapes, em Sobral. 

Serviço:

Abertura Exposição Damião Ximenes: o sequestro de uma vida

Data: 23 de maio de 2012

Horário: 19h

Local: Faculdades INTA

Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359

Dom Expedito | Sobral-CE

Informações: (88) 3613-3232 – Ramal 219

A exposição ficará aberta ao público até dia 31 de maio de 2012

Coordenação de Comunicação Social

Pedro Nobre (88) 9640.7003

Jefferson Lins (88) 9654.8118

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos