22
2012
Sobral terá a Exposição Damião Ximenes: o sequestro de uma vida.
Após meses de pesquisa sobre a morte do paciente Damião Ximenes, ocorrida no interior da Casa de Repouso Guararapes, em Sobral, a socióloga Rita Monteiro lança sua primeira exposição no dia 23 de maio, às 19 horas, na sede das Faculdades INTA.
As imagens fortes imortalizaram um tempo obscuro, quando a palavra tratamento não se associou ao “processo de curar”. O antes e o depois de um hospital psiquiátrico – o agora na perspectiva da socióloga Rita Monteiro. A exposição “Damião Ximenes: o sequestro de uma vida” traz fotos, documentos e notícias de jornais sobre a morte do paciente Damião Ximenes, ocorrida no interior da Casa de Repouso Guararapes, em Sobral. Os visitantes vão encontrar fotografias, entre imagens de corredores, ambulatórios e jardins.
A exposição, realizada pela primeira vez em Sobral, será aberta ao público na próxima quarta-feira, 23, às 19h. Embora nada permaneça como no passado, o equipamento foi montado nos corredores da antiga unidade, hoje sede das Faculdades INTA. O projeto de discussão sobre o caso Damião, organizado pela pesquisadora Rita Monteiro e por um grupo de alunas do curso de Serviço Social das Faculdades INTA, também resultou em um filme etnográfico, contendo depoimentos de familiares do paciente, profissionais da Casa de Repouso Guararapes e ex-internos da instituição. A produção audiovisual será exibida no dia 30 de maio durante da VI Semana do Serviço Social. Já a exposição ficará aberta ao público até dia 31 de maio.
Sobral e a primeira condenação
O “caso” Damião Ximenes foi a primeira condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, um acontecimento que expôs de forma contundente as torturas, os maus tratos e a desumanização nos hospitais psiquiátricos brasileiros e, no caso específico, em um hospital psiquiátrico do estado do Ceará. A morte de Damião, em 04 de outubro de 1999, também se tornou referência para a luta antimanicomial no Ceará.
Da organizadora
Rita Monteiro nasceu na cidade de Fortaleza, Ceará. Socióloga formada pela Universidade Federal do Ceará e doutoranda em Sociologia, é professora universitária e pesquisadora em dependência química. Há um ano, estuda a trajetória de Damião Ximenes, paciente da Casa de Repouso Guararapes, em Sobral.
Serviço:
Abertura Exposição Damião Ximenes: o sequestro de uma vida
Data: 23 de maio de 2012
Horário: 19h
Local: Faculdades INTA
Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359
Dom Expedito | Sobral-CE
Informações: (88) 3613-3232 – Ramal 219
A exposição ficará aberta ao público até dia 31 de maio de 2012
Coordenação de Comunicação Social
Pedro Nobre (88) 9640.7003
Jefferson Lins (88) 9654.8118
Fonte: Sobral Agora.