maio
14
2012

Prefeitura de Sobral realizará atividades em comemoração ao dia Nacional da Luta Antimanicomial.


A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde e Ação Social, sob  coordenação da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental estará realizando nesta sexta feira, dia 18, na Praça de Cuba, atividades em comemoração ao dia Nacional de Luta Antimanicomial. O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, é comemorado em todo o país devido as lutas pela reformulação da assistência em saúde mental, que vem acontecendo em todos os cantos do Brasil, mudando de um sistema excludente, centrado em internações

hospitalares e na visão biomédica, para um sistema extra-hospitalar, multidisciplinar e com participação da comunidade, priorizando a humanização do atendimento e o respeito à cidadania dos usuários fundamentada nos princípios e diretrizes do SUS  e da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Em Sobral, o processo de Reforma Psiquiátrica teve início mediante a implantação de uma Rede de Atenção Psicossocial em julho do ano 2000 – à 12 anos. A Rede é composta pelos serviços: CAPS Geral II Damião Ximenes Lopes (especializado no tratamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes), CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) Francisco Hélio Soares (especializado no tratamento de pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas), um Serviço Residencial Terapêutico (SRT), uma unidade de internação psiquiátrica (UIPHG) no Hospital Dr. Estevam Ponte Ltda e um ambulatório de psiquiatria, para cobertura regional, localizado no Centro de Especialidades Médicas. Tais serviços articulam-se entre si e com as 48 equipes da Estratégia Saúde da Família, com Saúde Mental Comunitária e Associação Encontro dos Amigos da Saúde Mental.

A Rede de Atenção Psicossocial de Sobral caracteriza-se por uma atenção humanizada, de qualidade, compromissada com a ampliação do acesso das pessoas com transtornos mentais e com uso abusivo de álcool e outras drogas a outras políticas de inclusão social, evitando assim a estigmatização, cronificação e exclusão social de seus usuários.

Para comemorar a data, trabalhadores da saúde, usuários e membros da comunidade estarão realizando diversas atividades na Praça de Cuba, das 8h às 13h.  Entre as atividades,  acontecerão oficinas de artesanato, massoterapia, atividades físicas grupais e esclarecimentos sobre as doenças mentais.

Siomar Ziegler – Jornalista

Coordenação de Comunicação e Mobilização em Saúde

Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral

Fonte: Sobral Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos