nov
6
2018

MUNDO – Maior traficante do mundo começa a ser julgado em NY. “El Chapo” é acusado de embolsar US$ 14 bilhões com venda de cocaína nos EUA.

O temido chefe do tráfico mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar cerca de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começou a ser julgado nesta segunda-feira (5), em Nova York, sob medidas de segurança máxima.

Dois jurados pré-selecionados manifestaram seu temor com represálias e foram descartados, no primeiro dia do maior processo por narcotráfico da história dos Estados Unidos.

O júri em processo de seleção – 12 titulares e seis suplentes – deverá decidir se El Chapo, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano Pablo Escobar, é culpado ou não de 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro.

No processo, que vai durar mais de quatro meses, o juiz Brian Cogan e advogados das duas partes entrevistaram nesta segunda-feira 45 potenciais jurados de uma centena, e descartaram 17, entre eles duas mulheres que disseram temer por sua vida.

Uma mulher disse que se sentia insegura e nervosa. “O que me assusta é que sua família pode vir atrás dos jurados e seus familiares”, expressou. E disse saber que dois dos filhos de El Chapo “estão dirigindo seu negócio e estão sendo procurados”.

O juiz tentou tranquilizá-la, mas acabou sendo eliminada do júri. Para evitar riscos, os nomes dos jurados foram mantidos anônimos, e serão escoltados por oficiais armados até a corte.

Para o processo, El Chapo abandonou seu uniforme de prisioneiro e vestiu terno azul marinho e camisa branca de colarinho alto ao estilo “disco”, aberta até o terceiro ou quarto botão. Aparentava tranquilidade, concentração e quase não trocou olhares com os potenciais jurados.

Novelas

Outra jurada em potencial descartada disse que assiste a série “Narcos” e que isto poderia afetar seu veredicto. “Honestamente, essas imagens podem aparecer na minha mente. Pensaria em El Chapo”, afirmou.

A promotoria acusa El Chapo, de 61 anos, protagonista de duas espetaculares fugas de prisioneiros mexicanos, de enviar quase 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos ao longo de 25 anos, o que pode lhe render a prisão perpétua.

Outro jurado em potencial foi descartado porque leu sobre El Chapo na enciclopédia livre on-line Wikipedia, e uma mulher porque disse que as drogas são ruins.

Ainda consta da lista um jovem de cabelos longos, que se apresentou como “um imitador oficial de Michael Jackson”, que deve sair em turnê em março. Mas o juiz tem dúvidas sobre sua eleição porque teme que possa ser identificado. “Mostre-nos o seu ‘moonwalk'”, brincou Eduardo Balarezo, um dos advogados de defesa de El Chapo.

Vieram à tona no julgamento os nomes de dois famosos, os atores americano Sean Penn e mexicana Kate del Castillo, que se reuniram com El Chapo clandestinamente em 2016, e cujo rastro foi seguido pelas autoridades para chegar até o traficante.

Outra jurada em potencial mencionou a ambos e disse saber que tinham estado em contato com El Chapo e que conhece a atriz mexicana porque assistia a novelas com sua avó.

Outro potencial jurado é um colombiano nascido em Medellín, a cidade de Escobar, mas residente nos Estados Unidos há 20 anos.

“Há muito narcoterrorismo no meu país”, disse este homem cujo pai assistia a ‘narco novelas’.

Maior cartel do mundo

Extraditado do México em janeiro de 2017, El Chapo é acusado de liderar entre 1989 e 2014 o impiedoso cartel de Sinaloa, o qual fundou e tornou a “maior organização de tráfico de drogas do mundo”, segundo a acusação.

A Promotoria, que prepara o caso há anos, assegura que El Chapo enviou aos Estados Unidos ao menos 154.626 quilos de cocaína, além de várias toneladas de outras drogas, embolsando 14 bilhões de dólares.

El Chapo se declara inocente, mas o governo apresentou muitas evidências contra ele, tantas que a defesa diz não ter tempo de revisar: mais de 300 mil páginas de documentos e ao menos 117 mil gravações de áudio, além de centenas de fotos e vídeos.

A sua extradição há quase dois anos e seu julgamento são um grande triunfo para o governo americano, que nunca conseguiu extraditar e julgar Escobar, ex-chefe do cartel de Medellín que morreu em uma operação policial em 1993. Mas a que preço?

O cartel de Sinaloa foi fundado em 1989 por El Chapo e continua sendo muito poderoso. Também acusado, Ismael “El Mayo” Zambada, continua foragido.

Enquanto isso, a violência do tráfico não dá trégua no México, que teve um recorde de quase 29.000 homicídios em 2017. Nos Estados Unidos, o consumo de opiáceos matou em 2016 uma média de 174 pessoas por dia.

Julgamento muito caro

O advogado de El Chapo, Jeffrey Lichtman, disse à AFP que o monumental julgamento terá “centenas de testemunhas”.

Rob Heroy, advogado da Carolina do Norte que defendeu outro traficante mexicano, estima que o processo custará “mais de 50 milhões de dólares” e pode ser o “mais caro da história dos Estados Unidos”.

Um grande segredo rodeia o caso. Ninguém sabe, nem mesmo os advogados de El Chapo, quem serão seus ex-sócios, funcionários e rivais que testemunharão contra ele.

(Diário do Nordeste)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

novembro 2018
S T Q Q S S D
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127

Forronejo na Fm Paraíso