out
31
2018

SOBRAL – Sobral recebe seminário regional sobre resíduos sólidos.

Sobral- A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), em parceria com os Consórcios de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) e do Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ), realizará, nos próximos dias cinco e sete de novembro, seminários sobre a prestação dos serviços de resíduos sólidos.

Sustentabilidade

Segundo Alceu Galvão, analista de Regulação da Arce, “esses seminários são importantíssimos para essas regiões, já que os dois consórcios, Sobral e Limoeiro do Norte, vão operar unidades centrais de tratamento de resíduos e estações de transbordo. E, para que esses serviços sejam realizados de forma adequada, é necessário que haja sustentabilidade, ou seja, pagamento pelos serviços prestados”, explicou.

As ações, direcionadas aos prefeitos e vereadores de ambas as regiões, têm como objetivo discutir como esses serviços serão cobrados, e como a população poderá participar ativamente da preservação dos recursos naturais. Ainda segundo Galvão, “a expectativa é que tenhamos um grande público, e que essa discussão mostre de maneira clara, de que forma a população poderá contribuir para a sustentabilidade desses serviços”, reforça o analista.

Central

Localizada na CE-183, nas proximidades da BR-222, a Central de Tratamento dos Resíduos (CTR) de Sobral segue com obras avançadas. O equipamento, orçado em cerca de R$ 33 milhões, faz parte do Consórcio composto pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

Atendimento

A estrutura contará com um aterro sanitário, equipado com unidades de tratamento de resíduos da construção civil e da saúde, além de um pátio para compostagem. “Ao dar um destino correto aos resíduos, Sobral espera gerar oportunidade de negócios e renda, num setor ainda pouco explorado na região. Os municípios consorciados terão acesso a seis estações de transbordo de materiais, o que diminuirá o trajeto até o destino final”, afirma Jorge Trindade, superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Ama).

Parceiras

Entre os apoiadores do seminário estão a Secretaria das Cidades (Scidades), Meio Ambiente (Sema), Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Serviço

Seminários Regionais de Sustentabilidade dos Serviços de Resíduos Sólidos

Sobral, dia 7 de novembro

No Centro de Educação a Distância, Rua Iolanda P. C. Barreto, 317 – Derby Clube

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

Fonte: Diário do Nordeste/Zona Norte.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

outubro 2018
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127

Forronejo na Fm Paraíso