jun
2
2018

CEARÁ – ELEIÇÕES: Domingo de votação nas cidades de Frecheirinha, Tianguá, Umari e Santana do Cariri. As disputas estão acirradas.

Eleitores de quatro municípios cearenses irão às urnas amanhã (3) para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos, após os antigos gestores passarem por processo de cassação do mandato na Justiça Federal. As cidades de Umari, Frecheirinha, Tianguá e Santana do Cariri vivenciam votações três meses antes das eleições gerais de outubro e demonstram o acirramento político nos municípios.

Durante o período de campanha, nove candidatos aos cargos de prefeito realizaram passeatas e carreatas pelas cidades, assim como atos políticos que atraíram apoiadores e críticos nas redes sociais, principalmente.

Em Frecheirinha, na Região Norte do Estado, a candidata Silvinha (PP), esposa do ex-prefeito Carleone Junior (PP), vai às urnas para enfrentar Helton Luis (PDT). Carleone teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por conduta vedada a agente público. Ele é acusado de, durante mandato como prefeito, usar recursos municipais para se promover politicamente para as eleições de 2016.

Naquele ano, por ocasião do aniversário da Cidade, Carleone distribuiu cestas básicas para a população, o que foi interpretado como violação da isonomia da disputa eleitoral. Já no pleito anterior, a disputa havia sido bastante acirrada com diferença de apenas 126 votos entre o prefeito eleito e o adversário.

Em Tianguá, três candidatos buscam o cargo de prefeito: Dr. Jaydson (PTB), Dr. Luiz (PSD), ambos com candidaturas deferidas por recursos judiciais, e Zé Terceiro (PEN).

Nas duas cidades, a movimentação política marcou os últimos dias da região. “A população esteve bem engajada, mas percebemos um decréscimo comparado com as últimas eleições. Isso por causa do tempo curto de propaganda, mas ainda assim houve engajamento”, diz Antônio Carlos Balbino, chefe da 81ª Zona Eleitoral, responsável pela fiscalização das duas cidades.

Ele comenta que foi intensificada a fiscalização de divulgação, que identificou algumas irregularidades, como uso de outdoor em Frecheirinha, mas ainda assim considerou “tranquila” a movimentação.

Em Umari, apenas uma representação foi registrada na 15ª Zona Eleitoral, responsável pela região. O clima, no entanto, foi mais tenso em relação ao ano passado, em razão da disputa no contexto de cassação de mandato do ex-prefeito Alexandre Barros Neto (PT). Por lá, a disputa fica entre Paula Viana (PHS), que é apoiada pelo antigo prefeito, e Neide Pinheiro (PSD).

Em Santana do Cariri, o Cartório Eleitoral também considerou a campanha tranquila. O candidato Vicente Brilhante (PDT), apoiado pela ex-prefeita cassada Danieli de Abreu Machado (PSL), disputa com Pedro Henrique (MDB).

O comparecimento dos eleitores às eleições suplementares é obrigatório. Os eleitores que não puderem comparecer deverão justificar a ausência no prazo de 60 dias após a realização do pleito, sob pena de ficar em débito com a Justiça Eleitoral. As justificativas deverão ser protocoladas em qualquer cartório eleitoral. Não haverá, porém, recebimento de justificava durante a votação.

FRECHEIRINHA

O prefeito e o vice-prefeito, Carleone Júnior de Araújo (PP) e Cláudio Fernandes Aguiar (PMDB), tiveram os diplomas cassados por conduta vedada a agente público. A decisão foi confirmada pelo TRE-CE em abril.

TIANGUÁ

O TSE manteve o indeferimento do registro de candidatura do prefeito Luiz Menezes de Lima (PSD) e do vice-prefeito Aroldo Cardoso Portela (PMB), eleitos em 2016, mas com impugnação dos registros.

UMARI

O prefeito e a vice-prefeita de Umari, Francisco Alexandre Barros Neto (PT) e Laura do Carmo Lustosa Ribeiro (PHS), foram cassados por compra de votos. A decisão foi confirmada por unanimidade pelo TRE-CE em fevereiro.

SANTANA DO CARIRI

A prefeita e o vice-prefeito, Danieli de Abreu Machado (PSL) e Juracildo Fernandes da Silva (PCdoB), foram cassados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. TRE-CE confirmou a cassação por unanimidade em abril.

(O POVO)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

junho 2018
S T Q Q S S D
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso