mar
28
2018

CEARÁ – FRAUDE: Pai e filhos são presos no CE suspeitos de falsificar documentos para fraudar licitação.

Pai, filho e filha foram presos suspeitos de falsificar documentos para fraudar licitações em cidades do interior do Ceará. O bando usava documentos falsos com o símbolo do Ministério Público do Estado recomendando aditivos em licitação, quando é necessário pagar um valor a mais por um contrato.

Uma mulher que teve a prisão decretada é mãe de crianças e vai cumprir prisão domiciliar para poder cuidar dos filhos, conforme o Ministério Público. A família foi presa na segunda fase da operação Cascalho do Mar, realizada na sexta-feira (23).

O MP-CE “destaca a audácia do grupo criminoso em forjar os documentos públicos com o único intuito de enriquecer ilicitamente”, diz o órgão. Outros dois suspeitos são investigados por suspeita de participação no esquema criminoso.

De acordo com as investigações, a família presa nesta sexta criava várias empresas e usavam “laranjas” para omitir seus nomes na razão social de algumas firmas. Os aditivos eram pagos para serviços de limpeza urbana e coleta de lixo.

Com os suspeitos presos nesta sexta-feira a polícia apreendeu carro de luxo, celulares e computadores, que serão periciados.

‘Braço empresarial’

A segunda fase da operação Cascalho do Mar, conforme o Ministério Público, foi focada no “braço empresarial” do esquema fraudulento. Na primeira etapa da investigação, foram cumpridas medidas cautelares de prisões preventiva e temporária, busca e apreensão, condução coercitiva e afastamento de gestores públicos em Paracuru, Fortaleza, Tauá, Eusébio, Caucaia e Groaíras.

Segundo a Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), muitas empresas usadas no crime não tinham patrimônio nem funcionários. Os empregados eram contratados após vencer licitações. “Muitos eram indicados por vereadores e lideranças políticas dos municípios investigados”, diz o órgão.

Fonte: G1.Ce

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

março 2018
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127

Forronejo na Fm Paraíso