set
24
2017

CEARÁ – FRAUDES: Prefeituras. Veja como atuava o grupo acusado de desviar milhões no CE.

Tudo começou com uma fiscalização de rotina, em meados de 2013, no município de Boa Viagem, localizado a 217 km de Fortaleza. A Controladoria Geral da União (CGU), sem perspectivas ou indícios do que poderia encontrar no local, identificou situações atípicas, ou consideradas fora do comum, no processo de contratação de empresas para oferecer serviços e/ou produtos ao município.

Naquele local, os mesmos empresários venciam sempre as licitações da Prefeitura, em rodízio. As primeiras investigações apontaram, no entanto, que o grupo de empresas ligado aos mesmos nomes e sobrenomes não se resumia a um ou dois CNPJ’s, e sim a vários, a perder de vista.

Informações obtidas com exclusividade pelo O POVO dão conta que a cada novo indício, uma espécie de novelo ia revelando como se dava a maior organização criminosa de desvio de recurso público já descoberta na história do Ceará.

Com pouco mais de um ano de investigação, a Polícia Federal entrou na força-tarefa para revelar ainda mais detalhes de um grupo liderado por três irmãos e um cunhado que formalizou contratos fraudulentos com 171 municípios cearenses, em um intervalo de 15 anos, no valor que chegou a R$ 395 milhões até março de 2017.

Os irmãos José Glauco Lima de Freitas, Glaubo Lima de Freitas, Francisco Galba Lima de Freitas e o contador Antônio Jerrivan Filho lideraram o esquema criminoso que não tinha ideologia política, muito menos fronteiras territoriais. Além de agir em praticamente todo o Ceará, chegaram ao estado do Piauí e já se articulavam para chegar também ao Rio Grande do Norte e Maranhão.

Presos após a deflagração da Operação Fraternidade pela Polícia Federal no dia 13 de setembro — resultado de quatro anos de investigação —, o quarteto usava “laranjas”, funcionários das empresas, para criar novos CNPJ’s e expandir o negócio.

Em muitos casos, o convite era feito em troca de um salário mínimo ao funcionário para ceder o número do CPF e participar indiretamente do esquema.

A reportagem não localizou os responsáveis pela defesa dos acusados de liderar a organização criminosa.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930